Pix de Cobrança com vencimento é adiado para março de 2021.
O Banco Central publicou uma IN (Instrução Normativa) nesta segunda-feira (14) no Diário Oficial da União (DOU), de acordo com o documento, o BC altera a data de lançamento do Pix de Cobrança com vencimento futuro. A previsão era de que o Pix de Cobrança e o Pix Copia e Cola entrassem em funcionamento até o dia 04 de janeiro de 2021.
De acordo com o BC, o novo prazo é dia 15 de março de 2021.
Antes do lançamento do Pix de Cobrança Futuro as empresas só conseguem gerar cobranças pelo Pix através de uma plataforma que gera um QR Code para pagamento imediato ou então através de sistemas que verificam o pagamento do consumidor através de chaves de endereçamento. A nova funcionalidade vai permitir que os empreendedores automatizem as cobranças via APIs das instituições financeiras, o que deverá facilitar a utilização do sistema de pagamento em cobranças futuras e recorrentes.
PIX DE COBRANÇA JÁ ESTÁ EM FUNCIONAMENTO PARCIAL
Vale lembrar que o Pix de Cobrança já está em funcionamento, o que ainda não está funcionando é o Pix de Cobrança com vencimento futuro, modalidade de pagamento que, segundo o Banco Central, deve se tornar alternativa aos tradicionais boletos.
O Pix de Cobrança futuro e o Pix Copia e Cola permitem que o emissor gere um QR Code ou chave de endereçamento com data de pagamento posterior. Além de incluir o valor da cobrança, tal como no boleto, o emissor ainda pode incluir juros, multas e eventuais descontos.
Da mesma forma que o boleto bancário, a nova modalidade poderá ser emitida pelo site ou aplicativo da instituição de pagamento, o que facilitará a utilização por parte das pequenas e médias empresas.
Hoje já há algumas concessionárias de energia elétrica, operadoras de telefonia, etc, que já possuem o QR Code do Pix na conta, mas o pagamento é imediato e sem a configuração de data futura, juros, multas e descontos.
O Pix de Cobrança com vencimento vai facilitar a utilização do Pix em cobranças que hoje são feitas via conta de consumo e/ou boleto bancário. Diferente do boleto que demora até 3 dias úteis para ser identificado, o Pix possui compensação em, no máximo, 10 segundos, independente do dia e do horário do pagamento.
A expectativa é que quando lançado, o Pix de Cobrança com Vencimento absolva grande parte das cobranças que hoje são realizadas via boleto bancário. Além da agilidade na compensação, o Pix de Cobrança terá a vantagem de ser muito mais barato para o empreendedor.