Leitor pergunta: “Não pretendo usar o Pix, como faço para bloquear o recebimento desse tipo de transação na minha conta-corrente, é possível? Não quero que os meus clientes me paguem por esse novo método de pagamento“, André Souza, São Paulo / SP.
Olá André, obrigado por enviar a sua dúvida para o Portal Conta-Corrente, nós vamos esclarecê-la de forma bastante sucinta para que não reste nenhuma dúvida.
Não é possível bloquear uma determinada conta-corrente para que ela não receba nenhuma transação pelo Pix. É a pessoa que vai realizar a transferência que tem o poder de decidir se a transação será feita por DOC, TED ou Pix.
Caso não queira receber pagamentos pelo Pix em sua conta bancária a única solução possível é deixar isso explícito para seus clientes. Vale lembrar que o internet banking e o aplicativo de muitas instituições começaram a priorizar as transferências instantâneas, visto que elas são gratuitas para pessoas físicas e acontecem em, no máximo, 10 segundos.
Ademais, algumas instituições financeiras podem tornar no futuro o envio pelo Pix o único método de transferência interbancária, visto que a nova modalidade de pagamento do Bacen tornará obsoletas as transferências via DOC e TED.
Seja lá qual for a sua motivação para não querer usar o Pix, isso é um direito seu! Lembre-se de deixar isso bem claro para seus clientes, se assim desejar.
Para o consumidor será muito mais prático mandar um Pix do que enviar uma transferência interbancária via DOC/TED, por exemplo. Além do DOC e TED não estar disponível 24 horas, há algumas instituições financeiras que chegam a cobrar mais de R$10,00 por transferência.
Como o Pix é obrigatório em todas as instituições que possuem mais de 500 mil clientes, outra solução seria optar por uma conta não-bancarizada que ainda não tivesse compatibilidade com o Pix do Banco Central. Infelizmente, esse tipo de conta bancária será cada vez mais difícil de encontrar, visto que até mesmo as empresas que não estão obrigadas a disponibilizar o Pix estão aderindo ao sistema voluntariamente.
Mesmo que você não cadastre uma chave do Pix, ainda assim os seus clientes conseguirão lhe enviar dinheiro pelo novo sistema do Banco Central, visto que é possível transferir sem a chave fornecendo os dados bancários (tal como é hoje com o DOC e TED).