Para evitar transtornos, consumidor deve cancelar as chaves do Pix antes do encerramento de uma conta bancária para que ela não fique ativa e impeça a portabilidade em outro PSP.
As chaves de endereçamento facilitam as transferências via Pix, em vez de ter que informar vários dados bancários, o consumidor pode optar por informar um CPF, CNPJ, endereço de e-mail, número de celular ou então uma chave aleatória. Com uma única informação o pagador consegue realizar a transferência; neste artigo explicaremos o que fazer caso tenha encerrado uma conta bancária e esquecido de “excluir” uma chave do Pix.
Ao encerrar uma conta bancária é esperado que a instituição financeira cancele automaticamente todas as suas chaves do Pix, pois a sua conta não existirá mais! Infelizmente, muitos consumidores acabam se deparando com chaves do Pix ativas mesmo em contas já canceladas, isso acontece pois algumas instituições financeiras demoram meses para concluir internamente o processo de encerramento.
O QUE FAZER SE A CHAVE DO PIX ESTIVER VINCULADA A UMA CONTA QUE NÃO EXISTE MAIS?
Caso tenha usado seu CPF, e-mail ou número de celular como chave do Pix em uma conta que não existe mais, a primeira dica é simular uma transferência para verificar se a chave de endereçamento continua atribuída a conta que não existe mais.
Caso a chave do Pix continue apresentando a conta que não existe mais, a dica é entrar em contato com o SAC da instituição financeira no qual você cancelou a conta e informar o ocorrido. Caso o problema não seja solucionado, a dica é tentar cadastrar essa mesma chave em outra instituição financeira via portabilidade ou então abrir uma reclamação no Banco Central.
Esse tipo de problema poderia ter sido evitado caso o consumidor lembrasse de cancelar a chave antes do encerramento da conta e/ou a instituição tivesse anulado a chave já no momento da solicitação do cancelamento da conta bancária.
Se, eventualmente, você receber um dinheiro através de uma chave do Pix que redireciona para uma conta já cancelada, o natural é que a instituição recebedora promova a devolução automática ao pagador, pois a conta não existe mais. Quando o Pix é recusado por conta de uma conta que não existe mais é comum aparecer a seguinte mensagem de erro: “Pix rejeitado pelo PSP do recebedor”.