Pix devolvido pelo PSP do recebedor

Instituição financeira da conta do destinatário pode estar rejeitando a transferência após a transação ser confirmada.

Neste artigo explicaremos o que significa a mensagem de erro “Pix devolvido pelo PSP do recebedor”, embora esse tipo de devolução não seja muito comum, ele pode acontecer em algumas instituições financeiras por motivos diversos.

Cabe salientar que a mensagem de Pix devolvido pelo PSP do recebedor é diferente do Pix rejeitado pelo PSP do recebedor, tal como explicaremos a seguir.

Pix rejeitado pelo PSP do recebedor

Instituição do destinatário dos recursos pode recusar um PIX por vários motivos, mas o principal deles é falha técnica momentânea. (imagem: reprodução mensagem de erro PSP recebedor)

Basicamente, a mensagem significa que a transferência foi devolvida automaticamente pelo PSP do recebedor, tal devolução pode ter “n” motivos, dentre eles:

  • Segurança – A instituição financeira recebedora dos recursos suspeitou de fraude financeira e optou por devolver automaticamente a transação antes que o dinheiro fosse liberado na conta do recebedor;
  • Instabilidade técnica – A conta do recebedor apresentou algum erro e/ou instabilidade, fazendo com que a transferência fosse devolvida automaticamente;
  • Conta cancelada ou bloqueada – A conta do recebedor está inativa, bloqueada ou cancelada e, portanto, a instituição do destinatário optou por fazer a devolutiva da transferência ao pagador;
  • Devolução a pedido do recebedor – A devolução da transferência também pode ter sido solicitada pelo destinatário dos recursos, seja porque não reconhece o valor ou porque clicou intencionalmente no botão de devolução;

O QUE FAZER CASO O PIX ESTEJA SENDO DEVOLVIDO AUTOMATICAMENTE PELO PSP DO RECEBEDOR

Caso o PSPProvedor de Serviço de Pagamento – do recebedor esteja devolvendo automaticamente as suas transferências, a dica é pedir para que o destinatário entre em contato com a instituição para verificar se existe alguma restrição na conta que impeça o recebimento de pagamentos pelo Pix.

Há algumas instituições que são mais criteriosas com as transferências, assim, caso seus pagamentos estejam sendo recusados com frequência, a dica é procurar outra instituição financeira, pois, infelizmente, algumas empresas são mais burocráticas.

Cabe salientar que a devolução automática só poderá acontecer em casos específicos; em caso de suspeita de fraude, por exemplo. Para a maioria dos casos o procedimento correto a ser adotado é o de rejeição de transferência, ou seja, recusar o pagamento impendido-o de ser confirmado.

O Next, por exemplo, costuma ser mais criterioso com as transferências para coibir fraudes financeiras. Há casos de transferências que chegam a ser retidas por até 1 hora, tal como permite o Banco Central.

Matérias relacionadas no Conta-Corrente