Não era 24 horas? Pix ficou disponível por mais de uma hora no sábado!
No último sábado (06), várias pessoas que tentaram fazer um Pix foram surpreendidos com a mensagem de que o Pix estava fora do ar. A indisponibilidade no Pix durou mais de uma hora e foi confirmada pelo Banco Central. De acordo com o órgão regulador responsável pelo sistema de pagamentos instantâneos, o sistema ficou inoperante, o que afetou a autenticação das transações.

Durante mais de uma hora, transferências via Pix ficaram indisponíveis no Nubank e em várias outras instituições financeiras. (imagem: reprodução app Nubank)
Lançado para funcionar todos os dias, inclusive finais de semana e feriados, 24 horas, a indisponibilidade do Pix durou das 15h32 às 16h57.
Nas redes sociais clientes de vários bancos, instituições financeiras e aplicativos de pagamentos reportaram a dificuldade no horário da falha, dentre eles: Nubank, Mercado Pago, PagBank, Banrisul, Banco PAN, Banco Inter, Banco Original, Itaú, C6, BS2, PicPay, AgZero, dentre outros.
De acordo com o BC, o problema sistêmico foi pontual, pois o Pix tem disponibilidade de 99,9%, visto que possui uma grande capacidade de processamento de transações.
A API do SPI – Sistema de Pagamentos Instantâneos – ficou fora do ar, o que impediu que as instituições financeiras enviassem as requisições de consulta e transferência de recursos pelo Pix. Caso o PSP (Processador de Serviço de Pagamento) do pagador não tenha conexão com o sistema do Pix ele não consegue confirmar a operação com o PSP do recebedor e, por consequência, a transação fica impossibilitada de ser concluída.
Cabe lembrar que devido ao fato do Pix ser instantâneo, a comunicação entre as instituições financeiras precisa ser em tempo real para que as operações possam ser concluídas.
Dependendo do PSP, a mensagem de erro variou de Pix indisponível a erros genéricos no aplicativo da instituição.
Felizmente, às 16h58 do sábado (06), o Pix voltou a funcionar 100% e não houve fila de espera no processamento das transações.
O Pix possui capacidade para processar cerca de 2 mil transações por segundo. De acordo com o BC, o prazo médio de processamento de 99% das transações é de menos de quatro segundos. Caso haja suspeita de fraude, as instituições financeiras podem reter as transferências pelo Pix por até uma hora, dependendo do dia e horário.