Pix poderá ser utilizado para pagar salários

Por arquivo ou API, empregadores poderão pagar salário pelo Pix.

O fim da conta-salário! Uma novidade no Pix pode dispensar a necessidade de abertura de uma conta-salário, modelo de pagamento que ainda é utilizado por muitos empregadores. A novidade vai permitir que o RH (Recursos Humanos) das empresas realizem a transferência de salários e outros benefícios trabalhistas via arquivo ou API pelo Pix, mesmo modelo que hoje é utilizado por grandes empresas para o processamento de pagamentos em massa.

Pix, pagamentos instantâneos do Banco Central

Os empregadores já podem usar o Pix para pagar salários. (imagem: divulgação BC)

Vantagens do Pix para os trabalhadores:

  • Possibilidade de receber o salário via chave Pix em qualquer instituição financeira;
  • Possibilidade do empregador pagar o salário em qualquer dia e horário;
  • Isenção de tarifa;
  • Escolha receber em qualquer banco/fintech/instituição financeira;

Vantagens para os empregadores:

  • Fim da necessidade de firmar parceria com instituições financeiras para o pagamento dos salários (economia);
  • Possibilidade de pagar salários e benefícios trabalhistas em qualquer dia e horário;
  • Empregado recebe o valor em, no máximo, 10 segundos;
  • Evita que o empregado tenha que perder um dia de trabalho para, por exemplo, abrir uma conta-salário;
  • Segurança jurídica – Pagamento pode ser feito para a chave CPF do empregado, o que evita que o valor seja recebido em uma conta de um terceiro;
  • Possibilidade de programar transferências recorrentes e/ou fazer agendamentos;
  • Redução significativa no custo das transferências, visto que há instituições que oferecem o Pix de graça para empresas;

Por meio de APIs (aplicativos de interface de programação, da sigla em inglês), as empresas poderão automatizar o pagamento de salários e benefícios trabalhistas. Vale lembrar que em setembro de 2021 o BC tornará obrigatório a oferta do Pix Agendado que hoje é de oferta facultativa; ademais, o Pix Programado viabilizará transferências recorrentes que, porventura, poderão ser utilizadas por empregadores.

Para que a finalidade de pagamento de salário possa ser estabelecida, as empresas poderão determinar que o empregado crie uma chave de endereçamento exclusiva para o recebimento de salário. Haverá ainda a possibilidade de que os empregadores determinem que o salário e demais benefícios trabalhistas sejam pagos exclusivamente via chave CPF.

Além da tradicional conta-salário, o Pix também concorre com outros meios de pagamento, dentre eles: cartão de crédito/débito, boleto bancário, DOC/TED e, até, dinheiro vivo, visto que com a popularização do Pix no comércio a tendência é que o brasileiro use cada vez menos o dinheiro em espécie.

Matérias relacionadas no Conta-Corrente