Pix poderá substituir a necessidade de Certificado Digital

Gov.Br poderá em breve ter autenticação pelo Pix.

Em breve, o Pix pode ser muito mais do que um meio de pagamento, tal solução poderá ser utilizada no futuro como método de autenticação e de prova de identidade, visto que para usar o Pix o consumidor precisa ter uma conta bancária ou de pagamento com a identidade comprovada. Assim, no futuro, pode ser que o Pix substitua até mesmo a necessidade de certificado na autenticação de serviços digitais.

Ilustração certificado digital por mídia física (token)

Governo Federal pode usar o Pix como um dos meios para aumentar a confiabilidade das contas GOV.BR, solução pode dispensar o uso de certificado digital em muitos serviços. O e-CAC da Receita Federal, por exemplo, já aceito o login único do Governo Federal.

Transformar o Pix em uma “identidade digital” faz parte dos estudos do Banco Central, a iniciativa poderá facilitar a digitalização de serviços públicos, visto que nem todo mundo possui um certificado digital devido aos custos para emissão junto às certificadoras.

Vale lembrar que o Governo Federal já possui o Gov.Br um sistema digital que permite que o cidadão autentique o acesso em sites públicos. O sistema já possui mecanismos de autenticação de identidade pelo internet banking de alguns bancos. No futuro pode ser que o Pix seja um dos métodos para aumentar a confiabilidade da conta Gov.Br.

Ao criar uma conta no Gov.Br o cidadão precisa aumentar a confiabilidade para ter acesso a serviços digitais pela internet sem a necessidade de certificado digital. Hoje, a autenticação pode ser por selfie, título de eleitor, cartão do SUS, carteira de habilitação, internet banking, certificado digital (tradicional ou em nuvem), dentre outros.

PIX REPLETO DE FUNCIONALIDADES

Revolucionário, o Pix será muito mais do que um meio de pagamento/transferência. O BC incorporou e ainda vai incorporar diversas funcionalidades no sistema instantâneo, dentre elas:

Pix Saque: Com o recurso será possível sacar dinheiro por QR Code em estabelecimentos comerciais e caixas eletrônicos. O BC propôs quatro saques de graça por mês por conta e o limite de R$500 por retirada.

Pix Troco: Similar a função anterior, o recurso permitirá que o usuário peça uma retirada durante o pagamento de uma compra, o saque será adicionado ao valor da compra e o valor entregue direto no caixa.

Pix de Cobrança: Alternativa aos boletos, o recurso já está disponível, ele permite que a emissão de um QR Code com data de vencimento e que permite a inclusão de juros, multa e desconto para pagamento antecipado, tal função já está disponível.

Pix Agendado: Com esse recurso o consumidor pode programar um pagamento pelo Pix para uma data futura.

Pix Crédito: Concorrente do cartão de crédito, tal função permitirá que o consumidor compre a prazo (à vista ou parcelado / com ou sem juros).

Matérias relacionadas no Conta-Corrente