Tem como estornar transferência feita errada em conta-corrente?

Já dizia o mestre: Errar é humano! Caso tenha cometido um equívoco no momento do preenchimento da transferência via DOC ou TED é possível recuperar o dinheiro, você não ficará no prejuízo, basta seguir o passo a passo abaixo para solicitar o estorno da transferência que, em alguns casos, é automático.

DOC ou TED – No caso da transferência interbancária é muito difícil que um erro no número da conta, agência, banco e CPF/CNPJ faça com que a transação seja concluída. Caso as informações da conta do destinatário não batam com o que foi informado no formulário de envio do DOC ou TED, a transferência é, automaticamente, devolvida.

Pare de gastar dinheiro para ter conta bancária, você tem o direito de ter uma conta-corrente gratuita!

Note, porém, que a tarifa pelo envio da transferência não será devolvida pela instituição, pois houve a tentativa de envio, o cliente é responsável pela exatidão das informações.

Para envio da transferência interbancária (entre bancos distintos) é fundamental que o número da conta e o CPF ou CNPJ do destinatário estejam corretos, do contrário a transferência será devolvida por questões de segurança. Não é preciso procurar nenhum banco, basta aguardar o prazo de até três dias úteis para que o estorno aconteça.

Divergência de valores – Já nas situações em que o número da agência, conta e CPF ou CNPJ estão corretos e o correntista errou apenas o valor da operação, deve-se procurar diretamente a pessoa que recebeu o dinheiro, ela deverá lhe reembolsar pelo valor pago a mais. Caso ela se recuse só resta uma solução: fazer um Boletim de Ocorrência e entrar com uma ação na justiça.

Transferência entre contas da mesma instituição com informações erradas – As transferências entre contas da mesma instituição são menos suscetível ao erro, pois no momento da transferência é necessário confirmar o nome do destinatário. Você verá uma mensagem parecida com essa:

“Confira atentamente os dados, qualquer divergência nas informações e nos valores é responsabilidade do próprio correntista”.

Portanto, antes de confirmar a operação o correntista deve certificar-se de que o destinatário é realmente aquela pessoa que apareceu no Internet Banking. Caso tenha confirmado a operação no nome da pessoa errada será preciso entrar em contato com o banco para pedir o estorno. O procedimento é demorado pois a instituição precisa entrar em contato com o correntista que recebeu os valores para verificar se ele autoriza a devolução.

Se ele não quiser devolver só há um caminho: procurar a justiça, infelizmente!

Matérias relacionadas no Conta-Corrente