Informar a modalidade de conta incorreta na hora da transferência pode fazer com que o valor volte para a conta do destinatário, entenda.
Na hora de fazer uma transferência bancária o correntista precisa informar corretamente a modalidade de conta do destinatário. Atualmente há 3 tipos de contas que recebem transferências via DOC ou TED, são elas: conta-corrente, poupança ou conta de pagamentos. Neste artigo esclareceremos o que acontece caso faça uma transferência para uma modalidade diferente.
Transferência volta automaticamente – Se a modalidade de conta informada no ato da transferência não for compatível com a conta bancária informada, a transferência será devolvida automaticamente para o destinatário da remessa, pois é necessário que não haja nenhuma divergência para que o valor seja transferido.
Note, porém, que existem bancos que possuem a mesma numeração tanto para a conta-corrente quanto para a poupança (conta-corrente com poupança integrada), assim, se o correntista informar qualquer uma das modalidades a transferência é concluída, o que muda é o tipo de conta no qual os recursos serão liberados.
Em caso de devolução de transferência por erro no tipo de conta o banco não devolve a tarifa de transferência, pois considera que houve a tentativa de envio.
Fique tranquilo pois não há risco da transferência ser perdida. Para que o DOC ou TED seja efetivado é obrigatório que todos os dados do formulário estejam corretos, o que inclui:
- Tipo da conta – Corrente, poupança ou pagamentos;
- Número da agência e conta;
- Código do banco;
- CPF ou CNPJ do destinatário dos recursos
Qual erro em uma das informações descriminadas acima fará com que a transferência seja automaticamente devolvida para a conta de origem. O prazo de devolução varia de acordo com a modalidade de transferência; os DOCs são devolvidos em até 3 dias úteis; já as TEDs voltam para a conta de origem no mesmo dia caso o envio tenha sido realizado em dia útil dentro do horário comercial.