65% dos brasileiros preferem usar o banco pelo celular

Acesso de banco pelo celular é opção preferida dos brasileiros.

Um estudo realizado pelo IDC – consultoria de inteligência de mercado – e pelo PayPal analisou os hábitos de uso dos serviços financeiros na América Latina. O estudo revelou que os brasileiros estão à frente de outros latino-americanos no que tange a digitalização bancária.

Graças aos bancos digitais e fintechs, o Brasileiro está cada vez mais incluído no sistema financeiro pelo celular. Dos que costumam acessar o banco pela internet, 65% dos brasileiros afirmaram que preferem realizar transações financeiras utilizando aplicativos no celular.

NuConta ganha recurso de recarga de celular

Celular vira o queridinho dos brasileiros na hora de acessar produtos e serviços financeiros. O internet banking vêm perdendo cada vez mais espaço na preferência dos correntistas.

O estudo também descobriu que 6 em cada 10 brasileiros já utilizaram o celular para abrir conta ou para contratar algum produto e/ou serviço financeiro, tais como: empréstimos, financiamentos, cartões de crédito e outros produtos e serviços financeiros.

Enquanto do Brasil esse índice está em 60%, nos outros países da América Latina (Colômbia e México, por exemplo), o número de correntistas que transacionam pelo celular não chega a 40%.

Para os bancos, o acesso mobile também é considerado mais seguro, pois é muito mais fácil garantir a segurança de um sistema operacional do que ter que lidar com a proteção de acesso pelo compurador em múltiplos navegadores e sistemas operacionais. Além disso, enquanto a maioria compartilha o acesso pelo computador (o que traz insegurança), o celular não costuma ser de uso compartilhado.

MOVIMENTO CHINÊS NO BRASIL

Se analisarmos os dados atuais do Brasil e compararmos com a revolução financeira ocorrida na China, podemos perceber que o país está seguindo o mesmo ritmo do país asiático.

Primeiro foram as fintechs oferecendo produtos e serviços financeiros, se tornando como alternativa aos bancos tradicionais; a próxima onda que o país está seguindo é o da popularização dos pagamentos via QR Code, tal como ocorreu na China.

Aqui no Brasil já existe até mesmo um projeto do Governo que visa a padronização dos pagamentos por QR Code e a criação de um sistema de transferências instantâneas que deve facilitar o envio e o recebimento de dinheiro, tal sistema funcionará todos os dias, 24 horas.

A popularização de bancos digitais, fintechs e soluções de pagamentos por QR Code acabam por reduzir o número de consumidores desbancarizados, que são aqueles que não possuem relacionamento com nenhum banco, instituição financeira ou fintech.

De olho na bancarização dos brasileiros, vários varejistas já lançaram opção de conta digital no Brasil. É o caso da Via Varejo – controladora do Ponto Frio e das Casas Bahia – que lançou a conta banQi em parceria com a fintech Airfox. A B2W – dona do Submarino, Americanas.com, Shoptime e Soubarato – também está investindo em uma solução alternativa aos bancos própria, chamada de Ame Digital.

A tendência é que a bancarização dos brasileiros aumente a cada dia; se antes os serviços financeiros eram restritos as agências, hoje ele pode ser acessado pelo celular até mesmo sem um “banco“.

Matérias relacionadas no Conta-Corrente