Paypal recebe autorização do BC para gerenciar contas e cartões pré-pagos, mas a instituição ainda está longe de virar um banco no Brasil.
O Paypal recebeu autorização do Banco Central do Brasil (BCB) para atuar como uma instituição de pagamentos no Brasil, a autorização permite que a empresa emita, por exemplo, seus próprios cartões pré-pagos no país. Hoje o Paypal Brasil já oferece um cartão pré-pago internacional com bandeira MasterCard, mas ele é disponibilizado por meio de uma parceria com a Brasil Pré-Pagos.
A autorização do BC permitirá que o Paypal emita e gerencie seus próprios cartões pré-pagos no Brasil.
A categoria “emissor de moeda eletrônica” permite que a gigante do setor de pagamentos ofereça contas pré-pagas “não-bancarizadas” no Brasil. Tal autorização não permite, no entanto, que sejam concedidos empréstimos, financiamentos e, tampouco, cartões de crédito.
A partir de agora o Paypal Brasil poderá recorrer um código de compensação de três dígitos para receber transferências bancárias, cabe lembrar que o Banco Central já havia liberado instituições de pagamentos de integrarem ao sistema financeiro nacional (SFN) para receberem transferências bancárias via DOC ou TED, por exemplo.
A tendência é que o Paypal passe a emitir seus próprios cartões nos próximos meses, além disso, deve aumentar o portfólio de produtos disponibilizados em sua conta de pagamentos.
Para aumentar a concorrência e reduzir o custo para o consumidor o Governo Federal têm facilitado a abertura de instituições de pagamentos no Brasil, tirando a exclusividade de bancos para diversos produtos e serviços. Hoje em dia as contas não-bancarizadas podem inclusive receber a portabilidade do salário, além disso, podem oferecer investimentos exclusivamente em títulos públicos federais.
Com a licença do Banco Central é provável que o Paypal Brasil amplie o número de produtos e serviços ao mercado brasileiro. Rumores apurados pelo Conta-Corrente revelam que o gigante norte-americano estaria interessado no mercado de contas e cartões pré-pagos para aproveitar o “boom” do setor. Nos últimos meses o Paypal tem intensificado a parecia com o Banco Itaú em uma tentativa de popularizar o seu sistema de pagamento móvel.