Fonte revelou ao Conta-Corrente que Banco Central está trabalhando em uma câmara unificada de débito automático.
Nos últimos meses o Banco Central lançou diversas ferramentas para melhorar os produtos e serviços financeiros no Brasil e aumentar a concorrência. O órgão regulador instituiu a Portabilidade Digital do Salário, permitiu a abertura de contas pela internet, apoiou a Febraban no lançamento da câmara unificada de boletos e permitiu que contas não-bancarizadas como Paypal, por exemplo, sejam utilizadas para receber o salário. A próxima grande novidade deve ser o lançamento de uma ferramenta universal de débito automático.
O órgão estaria interessado em centralizar os pagamentos para aumentar a concorrência entre as instituições financeiras. Ao mesmo tempo, essa ferramenta permitiria ao órgão regular um maior controle do Sistema Financeiro Nacional (SFN), visto que todos os pagamentos seriam centralizados em uma única plataforma, tal como já acontece com os boletos e transferências bancárias.
O rumor foi levantado por uma fonte do Portal Conta-Corrente que trabalha no Banco Central e preferiu não se identificar.
Hoje a oferta de débito automático depende do convênio entre a instituição financeira e a empresa/concessionária, é por causa disso que o serviço de débito automático está concentrado nos grandes bancos. Os bancos menores até ofertam serviços de débito automático, mas a capacidade deles de formar convênios é bem menor devido a necessidade de investir em um sistema de compartilhamento de informações entre as empresas e/ou concessionárias e a instituição financeira.
CÂMARA UNIFICADA DE DÉBITO AUTOMÁTICO
A ideia do Banco Central é criar uma câmara unificada de Débito Automático, tal como já existe para transferências bancárias e boletos.
A unificação dos serviços é uma estratégia que tem sido amplamente debatida pelo órgão regulador nos últimos meses, foi através da centralização que passou a ser possível pedir a portabilidade do salário através do celular em até 5 dias úteis; antes o cliente tinha que procurar o banco de origem para conseguir transferir o salário para outra instituição financeira.
Em síntese, caso o rumor seja confirmado pode ser que em um futuro próximo seja possível cadastrar contas de água, luz, telefone, etc, em qualquer conta bancária. Ao mesmo tempo em que o serviço promove a centralização dos pagamentos através de uma câmara unificada, ele também promove a descentralização da oferta de produtos e serviços financeiros que hoje estão restritos aos grandes bancos.