Ouvir um NÃO na hora de abrir uma conta bancária é algo desagradável, sem dúvida, mas é preciso entender que o banco não é obrigado a abrir uma conta-corrente, pois ela está sujeita à análise de crédito.
A abertura de uma conta-corrente e um procedimento burocrático em muitos bancos, embora já seja possível abrir uma conta bancária à distância via internet ou por aplicativo. Nesta matéria falaremos sobre a recusa na abertura da conta, algo desconfortável mas que, infelizmente, acontece. Nenhum banco é obrigado a abrir uma conta bancária, pois está sujeita a aprovação de crédito (exceto Conta Salário, que não pode haver a recusa).
Dentre os prováveis motivos para a rejeição de uma abertura de conta estão:
- Restrição nos órgãos de proteção ao crédito – Alguns bancos não realizam a abertura de conta para consumidores que estão com o “nome sujo”;
- Restrição interna – uma pessoa pode ter restrição interna devido a “n” fatores, tais como: dívidas antigas, débitos com empresas do mesmo grupo, etc;
- Renda incompatível – Algumas agências são exclusivas para o público de alta renda, são elas: Personnalité, Prime, Estilo, etc;
- Desinteresse Comercial – O banco pode alegar apenas desinteresse comercial, que é quando a instituição demostra claramente o desinteresse em ter a pessoa como cliente;
- CPF irregular na Receita Federal – ter o Cadastro de Pessoa Física irregular impede a abertura de conta-corrente, sendo necessário regularizar a situação antes com a Receita.
- Negociou débito com abatimento – Nos casos em que o consumidor negocia um débito com superdesconto ele fica impedido de adquirir produtos ou serviços financeiros, pois fica com restrição interna.
Caso queira abrir uma conta em determinado banco pelo qual foi recusado, procure outra agência, muitas vezes a recusa não é do banco em si, e sim da agência.
O importante é não desanimar diante de uma recusa, pois existem “n” opções para abertura de conta-corrente, inclusive via internet. No Banco Intermedium, Itaú, Banco do Brasil, Neon e Banco Original, por exemplo, a abertura pode ser feita via internet.
Observação: A única modalidade que não pode ser recusada é a Conta Salário, ela não pode ser recusada pois faz parte de um convênio entre o empregador e o banco. A recusa pode gerar transtornos para o cidadão, pois pode causar até a perda do emprego.