O Cadastro Positivo – cadastro que tem por finalidade identificar os bons pagadores e que faz oposição ao cadastro de inadimplentes – acaba de alcançar uma nova etapa no Brasil, agora, além de contas de consumo o sistema também integrará as informações bancárias, de crédito e de cartões.
Os cinco principais bancos do país e mais de 100 instituições financeiras já começaram a enviar as informações positivas dos clientes para os gestores do Cadastro Positivo. O envio iniciou nessa segunda-feira (11) e deve demorar até 60 dias para ser concluído; só então os dados terão impacto no Score de Crédito dos consumidores.
Na prática, os bancos e instituições financeiras vão enviar todas as informações positivas referente a operações de crédito, tais como: empréstimos, financiamentos, cartões de crédito, prestações recorrentes, etc.
As informações serão utilizadas pelos gestores do cadastro para compor o Score de Crédito, dentre as empresas que integram o banco de dados estão: Serasa Experian, SCPC, Quod, dentre outras.
Caso o cliente não tenha cadastro positivo ele será aberto automaticamente pela instituição financeira, mas o cliente terá a opção de solicitar o cancelamento em até 30 dias. Os clientes que, porventura, já pediram o descredenciamento junto aos gestores do cadastro positivo não terão a inscrição realizada novamente com a integração dos dados das instituições financeiras.
Privacidade dos dados – As empresas que compõem o cadastro positivo não terão acesso as informações sigilosas dos correntistas, não será compartilhado, por exemplo, o saldo em conta bancária e nem o tipo de compra que o cliente realizou; será compartilhado principalmente o tipo de operação, data de vencimento e o dia em que o cliente realizou o pagamento.
A expectativa do setor financeiro é que com o Cadastro Positivo as instituições financeiras possam reduzir os juros aos consumidores, pois elas terão acesso ao histórico daqueles que são bons pagadores e, portanto, apresentam menos risco de se tornaram inadimplentes no horizonte de 12 meses (conforme métricas estatísticas do Cadastro Positivo).
O impacto da primeira leva de informações bancárias no score de crédito só deve ser observado pelo consumidor a cada 60 dias contados a partir do envio das informações.