Caixa Econômica Federal e Banco do Brasil cortam 21,2 mil funcionários

Crise econômica, digitalização dos bancos e diminuição no crédito podem ter obrigado os bancos estatais a diminuir a folha de pagamento para continuar a crescer.

Nos últimos dois anos a Caixa Econômica Federal e o Banco do Brasil cortaram da folha de pagamento cerca de 21.200 funcionários. O corte – segundo os bancos – faz parte de uma tentativa de reduzir os custos operacionais para ficar com uma estrutura mais parecida com os bancos privados.

Burocracia BB

As ações para enxugar a folha de pagamento incluíram: incentivo à aposentadoria e plano de demissão voluntária.

Demissões nos bancos em números:

  • O Banco do Brasil já chegou a ter mais de 114 mil funcionários no início da década. Nos últimos dois anos a instituição cortou cerca de 12 mil funcionários, diminuindo o quadro em 10,9%.
  • Já a Caixa Econômica Federal reduziu nos últimos dois anos 9,7% do quadro de colaboradores, foram desligados mais de 9.200 funcionários.

Para os bancos a busca pela eficiência é muito importante, pois ajuda a aumentar o lucro.

A saída dos 21.200 empregados resultará em uma economia de R$ 2,5 bilhões por ano aos dois bancos estatais.

Itaú e Santander fizeram o caminho inverso – Enquanto a folha de pagamento cai nos bancos públicos o número de funcionários na iniciativa privada aumenta. O Banco Santander, Bradesco e o Itaú Unibanco contrataram no mesmo período 11,3 mil pessoas, mais da metade do número de demitidos nos dois bancos estatais [BB e CEF]. No caso do Itaú boa parte do número de novos funcionários se deve a aquisições.

Bancos estatais se modernizam – Para sobreviver em meio a forte concorrência os bancos públicos têm investido em tecnologia e inovação. Desde o começo do ano o Banco do Brasil já abre conta pelo celular. O BB também anunciou a disponibilização de consultas pelo WhatsApp, Twitter e Facebook.

A qualidade do atendimento dos bancos públicos é um dos principais motivos de reclamações.

Entre Banco do Brasil e Caixa, o BB é o que mais tem investido em inovação tecnológica. O aplicativo Ourocard passou recentemente a funcionar no sistema de QR Code das máquinas da Cielo.

                  

Matérias relacionadas no Conta-Corrente