Como usar o Cartão Virtual Caixa Tem

Caixa Tem não emite cartão físico, mas os beneficiários podem ter acesso a um cartão de débito virtual para compras em alguns sites.

Quem recebeu o auxílio emergencial pela Caixa Econômica Federal (CEF) e optou pela abertura de uma poupança social digital, passou a ser elegível para utilizar o aplicativo Caixa Tem, um app que permite que o beneficiário consulte e movimente o valor do auxílio e, posteriormente, utilize a conta no dia a dia.

Screenshots do aplicativo Caixa TEM

APP Caixa Tem lembra bastante uma conversa de WhatsApp, a cada transação selecionada uma tela de bate papo abre no aplicativo e oferece inclusive a opção de “escutar” o áudio. (imagem: reprodução Play Store – Caixa Tem)

O Caixa Tem é uma conta poupança simplificada aberta pela CEF, com ele o cidadão consegue movimentar o dinheiro do auxílio emergencial, mas também pode utilizar a conta como uma alternativa à conta-corrente, visto que a modalidade oferece transferências, pagamentos, depósitos, pagamentos por QR Code, e muito mais.

Por ora, o Caixa Tem não oferece cartão físico, mas os correntistas podem realizar pagamentos, transferências e até saques sem a utilização de cartão em casas lotéricas. O aplicativo é uma mistura de serviços financeiros com acesso aos programas sociais do Governo Federal, dentre os quais, Bolsa Família, Auxílio Emergencial, etc.

A seguir apresentaremos o passo a passo para gerar um cartão virtual pelo aplicativo da poupança social da Caixa, o Caixa Tem.

COMO GERAR UM CARTÃO VIRTUAL

O aplicativo Caixa Tem funciona como se fosse um “WhatsApp” as transações são realizadas por meio de conversas, o que facilita a utilização do aplicativo bancário, dado a popularidade do aplicativo de mensagens.

No Caixa Tem basta digitar ou falar CARTÃO VIRTUAL, feito isso o correntista deverá autenticar o acesso para ter a disposição um número de cartão de débito virtual que segue exclusivamente para compras em sites e aplicativos.

O cartão de débito da Caixa já funciona em e-commerces como o Magazine Luiza e, em breve, será aceito também nos sites da Via Varejo (Casas Bahia, Ponto Frio e Extra).

O cartão virtual da Caixa é diferente dos emitidos por outros bancos, pois, embora tenha a bandeira Visa, ele não funciona como “crédito“, ele só está habilitado em sites que recebem pagamentos online com cartões de débito, algo que, infelizmente, ainda não é muito comum no Brasil.

O cartão virtual terá número (16 dígitos), data de validade e código de segurança. Aí é só utilizar esses dados para comprar pela internet em sites compatíveis, tal como se tivesse o cartão físico.

O valor das compras pela internet com a utilização do cartão virtual são debitadas na hora do saldo de sua poupança digital no aplicativo Caixa Tem.

Por ser uma modalidade de cartão de débito virtual, tal forma de pagamento não permite parcelamento de compra e o seu limite será igual ao saldo da poupança da CEF.

Além do aplicativo Caixa Tem, a Caixa Econômica Federal também oferece opção de cartão virtual em seus outros aplicativos voltados para correntistas e titulares de cartões de crédito do banco estatal.

Matérias relacionadas no Conta-Corrente