Como consultar a autenticidade de declaração de Imposto de Renda

Caso tenha uma empresa que atenda pessoas físicas e cujo cliente realize movimentações de alto valor pode ser necessário que solicite documentos adicionais para atender regras de compliance. Um dos documentos que, eventualmente, deve ser solicitado é a Declaração de Imposto de Renda com Recebido de Entrega para a Receita Federal. Neste artigo ensinaremos o passo a passo para consultar se o documento entregue é autêntico.

Página 2 do Recibo do Imposto de Renda

Autenticidade do IRPF + Recebido de Entrega do Imposto de Renda pode ser consultada no site da Receita. (divulgação)

A própria Receita Federal disponibiliza online uma ferramenta que permite validar a autenticidade de Declarações de Imposto de Renda Pessoa Física; o recurso é útil caso você precise validar se o documento informado foi realmente entregue pela Pessoa Física.

Pelo IRPF é possível ter acesso à situação fiscal do contribuinte no ano-base.

Esse tipo de controle pode proteger a empresa em caso de cliente que utilize seus serviços financeiros para cometer crimes como: evasão de divisas, sonegação de impostos, etc.

Exemplo: digamos que você tenha um cliente PF que movimente mais de R$ 50 mil, mas que não declare o IRPF. Esse pode ser um sinal vermelho, pois o cliente pode estar utilizando a sua empresa indevidamente; o que pode trazer problemas com órgãos reguladores no futuro.

Claro que o IRPF sempre contem dados do ano-base, que, normalmente, é o ano anterior ao envio. Mas, mesmo assim, ele é um importante documento para proteger as empresas de movimentações ilícitas, irregulares ou incompatíveis com a renda declarada pelo cliente.

Além do Imposto de Renda, muitas empresas estão solicitando o contracheque (holerite) e demais documentos que comprovem suficiência para movimentar elevados valores.

COMO VALIDAR A AUTENTICIDADE DO IMPOSTO DE RENDA

A RFB disponibiliza duas ferramentas para checagem de autenticidade, a primeira é a Autenticação de Cópia de IRPF e a segunda, e mais utilizada, é a Consulta Pública de Validação da Cópia de Declaração de Imposto de Renda.

O uso da ferramenta é bastante simples, basta digitar o número do CPF (Cadastro de Pessoa Física) do contribuinte com onze dígitos; ano de exercício do IRPF (consulte no documento); e o código de controle, número que consta no Recebido de Entrega do Imposto de Renda.

Após digitar essas informações o site da Receita Federal informa se o documento é ou não válido, a pessoa que faz a consulta tem a opção inclusive de consultar um resumo dos dados informados no Imposto de Renda para afastar qualquer, suporta, alteração no documento.

Matérias relacionadas no Conta-Corrente