Como transferir recursos para conta conjunta com 2 ou mais titulares

Precisando transferir para conta com mais de um CPF ou CNPJ? Saiba como fazer DOC ou TED para conta conjunta.

Transferir recursos para uma conta conjunta com dois ou mais titulares é um pouco diferente de uma transferência para conta individual, isso porque pode haver mais de um CPF ou CNPJ para informar no momento da transferência dos recursos. Neste artigo explicaremos passo a passo como fazer uma transferência, DOC ou TED para uma conta-corrente ou poupança com mais de um titular.

A conta-corrente conjunta proporciona economia aos correntistas, pois em uma única conta é possível ter mais de um titular (divulgação)

O procedimento é simples! Caso existam mais de um titular o correntista deve escolher APENAS UM no momento da transferência. Como há mais de um titular é possível que o dinheiro seja enviado para qualquer um dos correntistas.

Exemplo:

  • Banco X
  • Conta X
  • Titular 1: CPF ou CNPJ X
  • Titular 2: CPF ou CNPJ X

No momento da transferência via DOC ou TED basta informar normalmente os dados do banco e da conta-corrente ou poupança. No Campo CPF ou CNPJ o correntista deverá escolher o documento (CPF ou CNPJ) do primeiro ou do segundo titular.

Resumindo: Os bancos só permitem que o correntista informe um CPF ou CNPJ no momento de uma transferência interbancária. Ao transferir recursos para uma conta conjunta deve ser informado o documento de qualquer um dos titulares; independente do CPF ou CNPJ informado o valor cairá na mesma conta, visto que a modalidade é conjunta.

Nós recomendamos que os recursos sejam transferidos para a pessoa no qual o pagamento é destinado, geralmente a transação envolve apenas um dos titulares. Caso queira transferir um valor X para o primeiro titular e um valor Y para o segundo, basta realizar duas operações de transferência. Independente do CPF ou CNPJ utilizado na transferência, tenha em mente que o valor cairá na mesma conta, visto que se trata de uma conta conjunta.

O procedimento indicado acima é o mesmo independente da modalidade de conta conjunta ser simples ou solidária!

Importante: O CPF informado no campo da transferência será o utilizado na câmera de compensação de DOC e TED da Febraban e no Banco Central. Caso o valor da operação seja muito alto é possível dividir a operação em duas transferências, basta informar o CPF ou CNPJ do segundo titular na segunda transferência. Caso o documento informado não pertença a um titular da conta os recursos serão, automaticamente, devolvidos para o remetente, conforme regra do Bacen.

Matérias relacionadas no Conta-Corrente