Digitalização dos bancos deve provocar fechamento de agências

Nem mesmo para abrir conta bancária é necessário o comparecimento na agência. A principal procura é de aposentados e consumidores ainda não-digitalizados (não familiarizados com a tecnologia).

Os bancos estão se tornando cada vez mais digitais, a tendência é de que cada vez menos agências sejam necessárias e, consequentemente, mais agências devem ser fechadas em todo o país. Em 2016 o Conselho Monetário Nacional (CMN) liberou a abertura e o encerramento de contas bancárias via internet, desde então diversos bancos surgiram e, recentemente, grandes bancos já começaram a liberar a abertura de conta-corrente pelo celular.

Internet e tecnologia pode acabar extinguir muitas agências bancárias no país no longo prazo. Movimento já começou!

Internet e tecnologia pode acabar extinguir muitas agências bancárias no país no longo prazo. Movimento já começou!

O cliente já consegue fazer tudo via internet, já há clientes bancários que estão há anos sem ir até uma agência. Online dá pra fazer pagamentos, transferências (DOC ou TED) e até depósito de cheques. Para quem usa a internet ou o aplicativo do banco, não faz sentido ter que ir até uma agência para obter atendimento.

Já há bancos que contam inclusive com atendimento online via chat e videoconferência, é o caso do Banco Original, a instituição é 100% digital e não possui nenhuma agência. O Banco Intermedium também segue o caminho, o cliente consegue fazer tudo online.

Na Conta Digital Intermedium, por exemplo, o depósito pode ser feito por meio de transferência interbancária, compensação de cheque pelo celular ou ainda através de boleto bancário. A vantagem do boleto bancário é que o cliente consegue depositar qualquer valor em qualquer banco ou casa lotérica, sem pagar nenhuma tarifa.

Para o consumidor essa digitalização só tem vantagens, pois permite a criação de uma conta-corrente 100% gratuita para movimentação por canais eletrônicos. A desvantagem fica por conta da redução no número de agências no longo prazo, muita gente ainda não sabe usar a internet ou celular. Outro ponto a ser considerado é o desemprego, com menos agências, maior será a redução dos custos para o banco e, consequentemente, menor será a necessidade de funcionários. Já que as operações eletrônicas são, normalmente, concentradas em um único local.

CAIXAS ELETRÔNICOS BANCO24HORAS – A tendência é que os caixas eletrônicos do Banco24Horas – compartilhados entre várias instituições – ganhem ainda mais espaço no Brasil, pois para o banco é uma forma de terceirizar a responsabilidade pela segurança e administração dos terminais de autoatendimento.

Qual é a sua desculpa para comparecer na agência? Se o cliente tem uma conta digital que funciona, ele não tem motivo para ir à agência pois pode resolver tudo online. A tendência é que cada vez mais novos serviços sejam liberados via internet. Hoje nem mesmo a abertura da conta precisa ser feita na agência, em 25 de Abril de 2016 o CMN (Conselho Monetário Nacional) liberou a abertura e o encerramento de contas via internet (computador ou tablet). No Intermedium, Original, Neon, Itaú essa facilidade já está disponível e, no Banco do Brasil e Bradesco, o serviço já está em fase final de testes.

Matérias relacionadas no Conta-Corrente