Banco Itaú espera conquistar espaço entre os digitais com o lançamento do iti, uma plataforma completa de serviços financeiros no celular.
Esse mês a Febraban (Federação Brasileira dos Bancos) divulgou um levantamento que mostra que em 2018 os 10 maiores bancos tradicionais abriram, juntos, 2,5 milhões de contas pelo celular, número que decepcionou, pois só o Nubank conseguiu abrir 1 milhão de contas no mesmo período. Já era de se esperar que os “bancões” não ficariam parados esperando o crescimento dos bancos digitais e fintechs, essa semana o Banco Itaú anunciou o lançamento de uma conta que pode ser “matadora” e impactar no crescimento dos bancos digitais.
O crescimento de bancos digitais e fintechs vêm incomodando os bancos tradicionais. As ações do Banco Inter na B3, por exemplo, já triplicaram de valor desde o lançamento; e o Nubank anunciou expansão internacional.
O Itaú já vinha lutando contra os bancos digitais quando passou a abrir contas pela internet em 2016, mas essa nova solução une produtos que são ofertados por diversos concorrentes em uma conta gratuita, cuja abertura pela internet promete ser feita em menos de 3 minutos.
O iti do Banco Itaú será um aplicativo que mistura conta digital com aplicativo de pagamentos, ele será gratuito para o consumidor e terá taxa de 1% para os estabelecimentos; taxa essa que é muito inferior ao valor cobrado pelas máquinas de cartões.
O usuário da nova solução de pagamentos do Banco Itaú poderá pagar pessoas e estabelecimentos com cartão de crédito de qualquer banco ou ainda com saldo em conta.
O iti foi idealizado para ser uma plataforma completa de serviços financeiros baseada em uma conta-corrente digital do Banco Itaú. Além de pagamentos de pessoas e estabelecimentos por QR Code o APP também permitirá transferências, pagamento de contas, recargas e saques em caixas eletrônicos.
Está previsto também a inclusão de investimentos, seguros, limite de crédito, empréstimos, câmbio dentre vários outros produtos e serviços financeiros do Banco Itaú, o maior banco privado do país! A instituição quer lançar uma solução mais completa apostando na oferta de serviços grátis, mesmo modelo de negócio que fez com que fintechs conquistassem uma parcela significativa desse mercado.
Até o final de 2019 os correntistas do iti poderá fazer saques ilimitados em caixas eletrônicos. Como a conta não possui cartão, o processo de retirada será feito por meio de códigos de autorização que poderão ser gerados pelo aplicativo.
O lançamento do iti deve ocorrer ainda em 2019, deve acirrar a concorrência entre os bancos que oferecem abertura de conta pela internet.
As maquininhas de cartões de crédito e débito também deverão ser impactadas pelo novo produto do Banco Itaú, isso porque o iti também será uma alternativa às máquinas de cartões, pois as pessoas vão poder pagar estabelecimentos pelo celular através de QR Code.
Para o consumidor os pagamentos pelo celular deverão ser gratuitos; já para os estabelecimentos o custo para receber vendas deverá ser de, apenas, 1%. Além disso, não será preciso adquirir nenhum equipamento, pois o estabelecimento poderá usar o aplicativo no celular, imprimir o QR Code ou então usar qualquer maquininha da Rede.
Para efeitos de comparação, as vendas com cartões no débito e crédito à vista, custam, respectivamente, a partir de 1,99% e 3,49%. A taxa cobrada pelas vendas à vista via QR Code será de 1%, além disso o valor da venda será creditado na hora para quem é correntista do iti ou do Itaú.
Para fazer com que o iti ganhe popularidade, o Itaú poderá utilizar a sua credenciadora – a Rede – isso porque a nova conta digital deverá ser aceita, além de quem usa o aplicativo, em estabelecimentos comerciais que possuem máquinas da empresa, a taxa reduzida deve estimular os estabelecimentos a utilizarem cartazes, banners e outros materiais de divulgação que poderão contribuir para o crescimento da base de usuários do novo produto que tem tudo para se tornar popular.