Bancos tradicionais abriram 2,5 milhões de contas pelo celular em 2018

Abertura de conta pela internet ainda é tímida nos bancos tradicionais.

A Febraban (Federação Brasileira dos Bancos) divulgou um levantamento com o número de contas-correntes abertas pelo celular em 2018 pelos 10 maiores bancos tradicionais, foram abertas cerca de 2,5 milhões de contas pelo celular, número significativo, mas que está bem abaixo dos números de instituições como: Nubank, Inter, Agibank e Banco Original.

O levantamento da Febraban leva em conta dez bancos tradicionais.

Para efeito de comparação, o Nubank fechou 2018 com 2,5 milhões de contas, abertura de cerca de 1 milhão só em 2018. A fintech, aliás, deu início ao seu plano de expansão internacional com a abertura de filial no México.

Outro banco digital que cresceu bastante no período foi o Agibank, a instituição já possui mais de 1 milhão de correntistas.

NuConta

Enquanto o Nubank conseguiu abrir cerca de 1 milhão de contas pela internet; os dez maiores bancos tradicionais só conseguiram, juntos, 2,5 milhões. (divulgação)

Quase todos os bancos já abrem conta pela internet

Os maiores bancos do Brasil já abrem conta por aplicativo, dentre eles o Itaú, Bradesco, Banco do Brasil, Santander, dentre outros.

A exceção fica por conta da Caixa Econômica Federal, em 2017 ela lançou um aplicativo Android e iPhone para permitir a abertura, mas suspendeu o processo de abertura online em 2018 e não voltou mais a oferecer o serviço.

Um dos motivos do fraco crescimento dos bancos tradicionais na abertura online pode estar relacionado à falta de investimento em publicidade, já que a participação dos bancos tradicionais na abertura online ainda é tímida.

Outra questão é com relação a cobrança de tarifa, enquanto os bancos digitais costumam não cobrar tarifas das contas e oferecem serviços gratuitos (em alguns casos, ilimitados); os bancos tradicionais geralmente abrem conta gratuita de forma limitada pela internet, tal como pelo pacote de serviços Essenciais do Banco Central, por exemplo.

A exceção fica por conta do BB, pois ele disponibiliza uma conta gratuita aberta pelo celular. Já o Itaú, Bradesco e o Santander sugerem o pacote de serviços essenciais para o cliente que não quer pagar tarifa de manutenção.

Possíveis causas do baixo crescimento dos bancos tradicionais na abertura de conta online:

  • Muitas bancos tradicionais cobram tarifas das contas abertas pelo celular; mas todos eles disponibilizam o pacote gratuito do banco central (que é bem limitado);
  • Bancos tradicionais ainda não divulgaram em massa as suas contas digitais;
  • Aversão do público milenar aos bancos tradicionais;
  • Muitos dos clientes que buscam abertura de conta pela internet já possuem conta em um banco físico;

A desvantagem é que o pacote gratuito do Banco Central oferecido pelos bancos tradicionais geralmente não incluem transferências para outros bancos via DOC ou TED.

Certamente os bancos tradicionais têm as armas para impulsionar esse crescimento, prova disso é que muitos estão investindo na criação de bancos digitais para conquistar esse público, a exemplo do Bradesco que lançou o Next Bank.

Matérias relacionadas no Conta-Corrente