iti do Banco Itaú lança cartão virtual gratuito

iti agora permite que correntistas gerem um cartão virtual para compras em sites e aplicativos.

O aplicativo iti, do Banco Itaú, ficou ainda mais completo essa semana. A última atualização do app trouxe um recurso que deve ampliar as opções de uso do saldo da conta: o cartão virtual iti Mastercard. De acordo com o Itaú, pelo aplicativo agora é possível gerar um “cartão de crédito virtual” para usar o saldo da conta em compras pela internet.

Cartão virtual iti

Não tem cartão de crédito? iti agora gera cartão virtual pré-pago que funciona como “crédito” para permitir compras na internet com o saldo da conta. (imagem: divulgação Itaú)

O cartão virtual é 100% gratuito, ele serve para compras em qualquer site ou aplicativo, pois tem bandeira Mastercard.

Por ser um virtual pré-pago, ele funciona como um “cartão de crédito”, mas todas as compras são descontadas instantaneamente do saldo da conta iti, não sendo possível realizar o parcelamento.

Por ora, o aplicativo iti do Banco Itaú não terá cartão físico, mas vale lembrar que os usuários do app podem realizar pagamentos em estabelecimentos comerciais sem a utilização de cartão, basta usar o recurso de QR Code para fazer um pagamento em qualquer maquininha da Rede (também do Itaú).

Vantagem do cartão virtual do iti:

  • 100% gratuito – não possui anuidade/mensalidade e nem taxa de carregamento;
  • Aceito em milhões de estabelecimentos no Brasil e no Exterior pela bandeira Mastercard;
  • Pode ser gerado pelo app imediatamente após a abertura da conta;
  • Não possui análise de crédito;
  • Não exige comprovação de renda;
  • Pode ser solicitado inclusive por pessoas que estão com o nome negativado nos órgãos de proteção ao crédito;
  • Não precisa ficar esperando a entrega dos Correios;
  • Seu limite é igual ao saldo depositado na conta iti;
  • Sem endividamento – seus gastos são descontados instantaneamente do seu saldo na conta-corrente digital;

Com o lançamento do Pix do Banco Central em Novembro de 2020, a tendência é que o pagamento sejam cadas vez mais digitais. Como o iti é uma iniciativa digital do Banco Itaú, parece não fazer muito sentido para o banco privado oferecer o plástico tradicional.

CARTÃO VIRTUAL SURGE LOGO APÓS AVANÇO DA BITZ, DO BRADESCO

Curiosamente, o recurso de cartão virtual do iti surgiu logo após a BITZ, do Bradesco, anunciar também o lançamento de cartão virtual gratuito. A empresa do Bradesco também adquiriu recentemente a carteira DinDin, o que mostra uma forte tentativa do Bradesco em conquistar uma parcela relevante do mercado de carteiras digitais.

Além da Bitz – que concorre com o iti – o Bradesco também é detentor do Next, instituição que foi, recentemente, desmembrada do Bradesco para ficar ainda mais competitivo frente as iniciativas digitais.

Agora só resta esperar para ver se os pagamentos instantâneos do Banco Central vão conseguir popularizar ainda mais os pagamentos por celular no Brasil.

Matérias relacionadas no Conta-Corrente