Em alguns estados, RG e CNH já podem ser digitais, documentos podem facilitar a abertura de conta pela internet.
Já é possível ter CNH, RG e até Carteira de Trabalho digital em alguns estados. O documento emitido eletronicamente conta com mecanismos de segurança que facilitam a validação da autenticidade. Embora o documento digital ainda não seja aceito por nenhum banco digital, quando as instituições começarem a considerar o documento digital a expectativa é de que o processo de abertura de conta bancária pela internet seja simplificado devio à segurança que esse tipo de identificação oferece.
Um dos principais motivos para essa simplificação está na facilidade que a instituição financeira ou qualquer pessoa que recebe o documento têm para validar a autenticidade. No caso da CNH, por exemplo, o documento digital conta com um QR CODE que pode ser enviado ao banco para checagem.

Por ser pouco utilizada ainda, CNH Digital e outros documentos não são aceitos para abertura de conta pela internet. Mas isso é questão de tempo! (imagem: reprodução Detran de São Paulo – CNH Digital)
É possível inclusive gerar a CNH acompanhada do validador em formato PDF.
VALIDAÇÃO DA FOTO E ASSINATURA
Dependendo do documento digital, o receber consegue validar não apenas o número do documento, mas também a foto e a impressão digital cadastrada no órgão emissor, o que impede, por exemplo, que o documento digital seja falsificado com outra foto ou assinatura.
Infelizmente ainda não existe nenhum banco digital que aceite a abertura de conta pelo documento digital. A maioria ainda exige a foto do documento físico, não sendo possível fazer o upload da versão eletrônica de identificação que, se fosse aceita, poderia ser enviada de um aplicativo a outro em um clique.
Vantagens do documento digital para o consumidor:
- Segurança – A versão eletrônica possui melhores mecanismos de validação, o que dificulta a falsificação, visto que qualquer adulteração pode ser facilmente identificada no momento da checagem da autenticidade.
- Mesma validade jurídica – O documento digital conta com a mesma validade jurídica do documento impresso.
- Praticidade – É possível ter todos os seus documentos em um smartphone. Já há título de eleitor digital, CNH, CTPS (Carteira de Trabalho e Previdência Social) e até documentos de veículos.
- Economia – Em São Paulo, por exemplo, a versão digital da CNH é gratuita.
Em caso de perda ou roubo do smartphone o cidadão pode baixar o aplicativo do documento digital em outro aparelho e efetuar o login com os dados do cadastro. O cidadão também pode “bloquear” a versão digital cadastrada em um celular perdido, por exemplo.
Por segurança a maioria dos aplicativos de documento digital pede para que o usuário cadastre uma mecanismo de acesso (SENHA ou Biometria) para impedir o acesso não autorizado.