Ter contas e cartões em muitos bancos pode dificultar crédito

Se alguma empresa lhe pedir autorização (em letras miúdas) para consultar o SCR do Banco Central, pode ter certeza que ela terá acesso a toda a sua vida financeira em outras instituições.

Com a popularização da abertura de contas bancárias pela internet tem aumentado cada vez mais o número de consumidores que possuem mais de 3 contas e vários cartões de crédito. Por um lado isso é positivo pois aumenta a opção na hora de usar, porém, isso pode ser negativo para quem quer conseguir mais crédito, pois as instituições sabem em quais bancos você é correntista, o excesso de relacionamento pode, em alguns casos, dificultar a análise de crédito, pois um cliente com muitas contas pode estar endividado pelo excesso de crédito que, eventualmente, possa ser gerado. Além disso, o cliente com muito relacionamento com instituições financeiras tende a não concentrar o uso nos produtos e serviços financeiros da instituição, o que pode gerar rejeição.

Conta Salário não pode ser negada

O Registrato contém as seguintes informações sobre você:

  • CCS (Cadastro de Clientes do Sistema Financeiro) – nesse registro são informados todas as instituições financeiras com o qual você possui relacionamento. Por exemplo, se você tem conta no Banco Itaú, Intermedium, Bradesco, Neon, Banco Original, BB, Caixa Econômica Federal, Sicoob, Santander, etc – tudo isso será informado quando alguma instituição financeira consultar as suas informações junto ao Banco Central do Brasil.
  • SCR (Sistema de Informações de Crédito) – nesse registro as instituições financeiras, bancos e administradoras de cartões de crédito precisam informar o quanto de limite estão disponibilizando para um determinado CPF, além do limite, a ferramenta também mostra o valor que foi utilizado e o saldo devedor para pagamento. Essa ferramenta foi criada para minimizar os riscos na concessão de crédito e evitar o consumidor possa gerar prejuízo ao sistema financeira. Veja aqui como consultar o seu registrato completo.

Quando a empresa verifica que o cliente já está fazendo uso de muito limite nas outras instituições, isso poderá dificultar ou até mesmo restringir o acesso a novos créditos, pois, quanto mais endividado o consumidor está, maior a probabilidade dele ficar inadimplente no horizonte de 12 meses.

Desvantagem do excesso de contas bancárias:

  • Cliente pode ter dificuldade para conseguir novos créditos no mercado;
  • Cliente não concentra a utilização em uma instituição e, com isso, não tem acesso as melhores taxas;
  • Pagamento de taxas em excesso – a maioria dos bancos cobram mensalidades para manutenção de conta, ter muitas contas pode fazer com que você desperdice dinheiro;
  • Maior risco de fraude – quanto mais bancos e cartões tiver relacionamento, maior será o risco de alguma conta ser utilizada indevidamente;
               

Matérias relacionadas no Conta-Corrente