Boleto sem registro não pode ser pago

Erro: Boleto Bancário sem registro! Essa é a mensagem que muitos encontram ao tentar pagar uma cobrança que não tenha sido registrada devidamente no sistema dos bancos.

Algumas empresas estão encontrando problemas na emissão de boletos, isso porque a câmara de compensação de boletos começou a validar o número do documento tanto do emissor quanto do pagador. Se o CPF ou CNPJ for inválido a cobrança deixa de ser registrada no sistema e, consequentemente, impossibilita o pagamento.

Boleto bancário tem que ser registrado no sistema dos bancos para que seja elegível para pagamento.

A obrigatoriedade do registro de boletos está em vigor desde Outubro de 2018, tal sistema foi a solução dos bancos para facilitar o dia a dia dos consumidores. Veja as qualidades do novo boleto:

  • 1 – Boleto vencido pode ser pago em qualquer banco – Como os boletos são registrados em uma câmera de compensação da Febraban eles podem ser pagos em qualquer instituição financeira.
  • 2 – Pagamento mesmo após o vencimento – Não há nada que impeça o pagamento após a data de vencimento, isso porque a atualização pode ser feita sistemicamente por qualquer banco, casa lotérica ou instituição financeira.
  • 3 – Todos os boletos aparecem no DDA – A obrigatoriedade do registro trouxe mais essa comodidade para os correntistas, os usuários do serviço podem “rastrear” e pagar qualquer boleto emitido em seu CPF ou CNPJ.
  • 4 – Fim da duplicidade – Como há uma autoridade centralizadora, o consumidor não consegue mais pagar o mesmo boleto duas vezes, ao tentar efetuar o pagamento pela segunda vez ele recebe uma mensagem que aquela cobrança já foi paga naquela ou em outra instituição financeira.

Infelizmente, nem só praticidade o novo boleto trouxe, a obrigatoriedade do registro tornou impossível o pagamento sem a identificação do CPF ou CNPJ do cedente e do sacado. Foi o fim do boleto anônimo!

Caso receba um boleto sem registro a recomendação é para que aguarde até 24 para que a cobrança seja registrada pelo emissor, caso isso não aconteça a recomendação é entrar em contato com o beneficiário da cobrança, pois pode ter ocorrido um erro sistêmico no momento do registro.

Matérias relacionadas no Conta-Corrente