Energisa é a primeira concessionária de energia elétrica a trocar conta de convênio por boleto bancário; objetivo é ampliar a rede de pagamento.
Os clientes da Energisa – concessionária de energia elétrica – de Campo Grande no Mato Grosso do Sul terão um novo modelo de conta de energia elétrica, em vez de receberem uma conta que só pode ser paga na rede credenciada, eles receberão um boleto bancário que pode ser pago em qualquer banco ou casa lotérica.
Antes o consumidor só conseguia pagar a conta de energia elétrica em alguns bancos e estabelecimentos credenciados, o que gerava bastante reclamação. A dificuldade para pagar a conta acabava também aumento a inadimplência.
É esperado redução significativa na inadimplência com a facilitação dos pagamentos das contas.
Os consumidores da concessionária já estão sendo alertados sobre a mudança. Os consumidores que tiverem as contas recém-emitidas deverão esperar, ao menos, 24 horas antes de realizar o apagamento, pois esse é o prazo de registro dos boletos na câmara de compensação da Febraban.
Vantagens da conta de consumo por boleto:
- Pague em qualquer banco, lotérica, estabelecimento ou aplicativo que aceite boletos;
- Pagamento mesmo após o vencimento em qualquer banco (juros e demais encargos do atraso serão incluídos na próxima fatura);
- Possibilidade de pagar a conta via DDA;
- Mais segurança – Consumidor conseguirá visualizar os dados do pagador no internet banking ou aplicativo antes de efetuar o pagamento; o que ajuda prevenir fraudes;
CONTA TAMBÉM DEVE APARECER NO DDA
Com a mudança do modelo de pagamento – de meio próprio para boleto bancário – as contas de energia elétrica de Campo Grande passam a aparecer também no DDA (Débito Direto Autorizado), o que é bastante cômodo para quem faz uso desse serviço.
No momento do pagamento da conta de energia elétrica é importante que o consumidor verifique o beneficiário do boleto, que deve ser a Energisa, isso evita golpes como a falsificação de boletos.
Cabe ressaltar que a Energisa continuará disponibilizando a fatura por Correios, e-mail e via débito automático. A opção de pagamento é do consumidor, que pode fazer a alteração do meio de pagamento a qualquer momento via internet ou pela central de atendimento.
As contas de convênios geralmente não são aceitas em bancos digitais e fintechs. O padrão via boleto acaba permitindo com que as contas sejam pagas em qualquer estabelecimento, internet banking ou aplicativo que aceite pagamentos via código de barras.
A migração das contas de consumo para o formato de boleto é uma tendência natural, pois elimina a necessidade de credenciamento por parte da credenciadora. Além disso, com a obrigatoriedade de registro de boletos essa forma de pagamento se tornou mais segura no Brasil.