20 recursos que tornariam o C6 Bank ainda melhor

O Portal Conta-Corrente reuniu uma lista de sugestões que tornariam a conta do C6 Bank ainda melhor, parte das ideias já foram implementadas parcialmente pelo banco, é o caso dos depósitos via boleto bancário.

Cartões C6 Bank

Conta e cartão grátis e com serviços ilimitados, essa parece ser a proposta do C6 Bank para fazer concorrência ao Banco Inter. (imagem: divulgação C6)

O que falta no C6? Nós reunimos 20 recursos que ainda não estão presentes no banco criado por dois ex-sócios do BTG Pactual.

#1 – Cartão Virtual
O uso de cartão virtual é uma tendência dos bancos e administradoras de cartões de crédito para aumentar a conveniência e, ao mesmo tempo, melhor a segurança das transações realizadas pela internet.

O cartão virtual nada mais é do que uma versão digital do cartão físico. O cartão virtual funciona como se fosse um “espelho” do cartão físico, mas têm numeração diferente do cartão principal.

A principal vantagem do cartão virtual é que em caso de fraude em compra online a administradora só precisa cancelar o cartão virtual, eliminando a necessidade de emissão de um novo cartão físico.

Existem várias modalidades de cartões virtuais, sendo o mais comum o de uso único e o recorrente.

Para quem não conseguiu aprovação na função crédito seria interessante que o banco disponibilizasse um pré-pago virtual, ou seja, um cartão virtual que funcionasse como “crédito”, mas que debitasse o valor das transações à vista do saldo da conta-corrente.

O cartão virtual do C6 Bank também permitiria que os novos correntistas utilizassem melhor a conta, pois o banco poderia liberar a função virtual imediatamente após a abertura da conta antes mesmo do cartão físico ser entregue.

#2 – Depósitos por boleto (implementado parcialmente)
Silenciosamente o C6 Bank já implementou o recurso de depósito via boleto bancário, mas o recurso ainda não foi adicionado no aplicativo. Os correntistas que desejam depositar por boleto devem fazer a solicitação pelo chat do aplicativo.

Nós acreditamos que seja questão de tempo até os depósitos via boleto serem incorporados no aplicativo Android e iPhone, pois a solicitação via chat não é nada prática.

#3 – Pagamentos por QR Code
No Brasil os pagamentos via QR Code vêm ganhando popularidade, até o Banco Central já se pronunciou sobre o assunto e disse que estuda a padronização dos pagamentos via QR Code no Brasil.

O C6 poderia oferecer uma solução de pagamentos via QR Code parecida com o InterPag e o Agipay.

#4 – Programa de Fidelidade gratuito (prometido)
Em Desenvolvimento. O C6 já deixou escapar que está trabalhando em um programa de fidelidade que deve revolucionar o setor bancário. Diferentemente dos programas já disponíveis no mercado, o programa de pontos ou de cashback do C6 Bank permitirá o acumulo de pontos inclusive por transações da conta-corrente, tais como: pagamento de contas, transferências, etc.

Haverá inclusive uma versão gratuita do programa, o que significa que o correntista não precisará aderir ao cartão com anuidade para participar.

Agora é esperar para ver o quão vantajoso o programa de fidelidade do C6 vai ser, principalmente na versão gratuita.

A informação foi confirmada pela empresa logo após anunciar o lançamento oficial da conta e a saída da versão de testes (beta).

#5 – Recarga de celular (em breve)
Recarregar o celular é algo essencial hoje em dia, visto que a maioria dos brasileiros utilizam linhas pré-pagas ou de controle. Não temos dúvida de que o recurso de recarga de celular será implantado no aplicativo, pois nas redes sociais do C6 ele é um dos serviços mais cobrados pelos correntistas.

Resta saber quanto tempo a instituição demorará para implementar o recurso de recarga de celular e se todas as operadoras farão parte do portfólio de credenciadas.

#6 – Grupos de Investimentos
Os Grupos de Investimentos permitem ao pequeno investidor investir em grupos para ter acesso à mesma rentabilidade de grandes investidores. Nós acreditamos que o C6 Bank poderia utilizar o recurso para aumentar consideravelmente a capitalização em investimentos, principalmente se investir para popularizar a criação de grupos.

#7 – Função cobrar amigos
O recurso cobrar amigos permitiria que o correntista enviasse solicitações de cobranças a terceiros. A implementação desse recurso não deve ser muito trabalhosa para o banco, visto que ele já possui o Kick, sistema de transferência que permite o envio de dinheiro para qualquer número de celular.

A instituição poderia lançar um Kick de cobrança, assim, em vez do número do celular receber um link com instruções para receber um pagamento ele receberia instruções para pagamento de cobranças enviadas por outros correntistas.

#8 – Recurso para “poupar trocos”
Neon, BMG e Bradesco já possuem um serviço que permite investir os centavos do dia a dia. O recurso funciona arredondando os centavos das compras no cartão de débito e/ou das transações de conta-corrente; essa funcionalidade ajuda o investidor a criar o hábito de investir sem ter que ter muito dinheiro.

Além de arredondar os centavos o correntista geralmente tem a opção de adicionar um fator multiplicador para aumentar o valor poupado através do serviço de arredondamento dos centavos.

#9 – Saque sem cartão
O Banco24Horas já possui uma funcionalidade que permite saques via QR CODES sem o uso do cartão; o recurso é aberto para todas as instituições parceiras.

Para aderir ao Saque por QR Code o C6 Bank só precisaria adaptar o aplicativo e fazer a interligação do QR Code com a solução do Banco24Horas.

O saque sem cartão viabilizaria saques antes mesmo do recebimento do cartão.

#10 – Débito Automático para pagamento de contas
Atualmente não há nenhuma opção de débito automático para cadastramento no aplicativo. O ideal seria que o banco formasse parcerias com diversas empresas, tal como fez o Banco Original, o digital com o maior número de parceiros no serviço de débito automático.

Automatizar o pagamento de contas facilita – e muito! – as transações do dia a dia.

#11 – DDA (Débito Direto Autorizado)
Diferente do débito automático, o DDA não automatiza os pagamentos, em vez disso, ele permite a consulta e o pagamento de qualquer boleto registrado no CPF ou CNPJ do correntista.

O DDA notifica o cliente sobre todo e qualquer boleto gerado no CPF ou CNPJ do correntista no campo pagador. Pelo internet banking é possível pagar, agendar ou recusar a cobrança.

Além de combater fraudes o DDA ajuda no dia a dia, pois todo e qualquer boleto emitido em seu CPF terá a representação em versão eletrônica no internet banking ou pelo aplicativo.

#12 – Conta PJ Unipessoal em um só aplicativo
As contas PJ Unipessoal são aquelas cuja empresa é constituída por um único sócio, tais como: MEI (Micro Empreendedor Individual), EI (Empresário Individual) e EIRELI (Empresário Individual de Responsabilidade Limitada); para essas empresas o ideal seria o lançamento de uma conta PJ cujo gerenciamento é feito através do mesmo APP da conta Pessoa Física, mas em perfis separados, tal como fez o Banco Original.

#13 – Tesouro Direto
O portfólio de investimentos do C6 ainda é limitado, a instituição disponibiliza apenas alguns produtos de renda fixa. A boa notícia é que no aplicativo há um “spoiler” no qual o banco revela que fundos de investimentos e renda variável estarão disponível “em breve”.

É torcer para que junto com fundos de investimentos e renda variável o banco amplie o leque de produtos de renda fixa incluindo o Tesouro Direto, um dos investimentos do momento.

#14 – Serviços de câmbio e compra de Papel Moeda
Acreditamos que o C6 deveria disponibilizar serviços de câmbio, tal como: envio e recebimento do exterior; e compra de papel moeda.

A instituição também poderia oferecer uma conta multimoeda, tal como fez a Superdigital e o TransferWise com a conta Borderless.

#15 – Objetivos em investimentos
Investir é sempre bom, melhor ainda se tiver um objetivo! Nós acreditamos que o C6 poderia disponibilizar no aplicativo uma ferramenta de investimentos por Objetivos, tal como o do Next e da Neon Pagamentos.

#16 – Compatibilidade com sistemas “Pays”
O Cartão C6 MasterCard ainda não apresenta compatibilidade com o Samsung Pay, Google Pay e Apple Pay.

#17 – Pagamento de contas e tributos sem código de barras
O aplicativo só permite pagamentos com código de barras, seja através da digitação do código ou leitura do código de barras. Infelizmente nem todas as contas possuem código de barras, é o caso de IPVA, licenciamento de veículos, DARF, DAS, IPTU, etc.

Em bancos tradicionais é comum que haja uma opção no internet banking que permita pagamentos sem código de barras.

#18 – Internet Banking e Home Broker
A conta do C6 possui uma limitação, o acesso é exclusivo via aplicativo (Android ou iPhone); não há como acessar a conta via computador pelo internet banking; tampouco home broker para investimentos.

Quando a instituição disponibilizar investimentos de renda variável acreditamos que a oferta de home broker e internet banking será inevitável, pois para investidores o acesso via APP pode ser limitado.

#19 – Integração com o GuiaBolso
Atualmente o GuiaBolso é o gerenciador financeiro automatizado mais popular do Brasil. Infelizmente o C6 não funciona com o GuiaBolso, o que impede que os correntistas insiram os dados bancários automaticamente no gerenciador financeiro.

#20 – Gerenciador financeiro integrado à conta-corrente
Além de viabilizar a integração com o GuiaBolso, nós acreditamos que o C6 deveria oferecer um gerenciador financeiro próprio integrado à conta-corrente. Poderia ser algo parecido com o Flow do Next, por exemplo.

A principal função do gerenciador financeiro é ajudar o correntista a acompanhar os gastos em categorias, definir metas de consumo, investimentos, etc.

O gerenciador tem papel importante na educação financeira do correntista, pois ajuda no controle do orçamento. As pessoas que utilizam gerenciadores financeiros tendem a concentrar as despesas em uma só instituição para melhorar o controle do dinheiro.

Essas foram 20 ideias que acreditamos que o C6 poderia implementar. Caso tenha alguma outra sugestão deixe seu comentário, caso a sua ideia seja selecionada ela poderá ser adicionada ao post. Agora confira 10 motivos para abrir uma conta no C6.

            

Matérias relacionadas no Conta-Corrente