Contas fraudulentas estão sendo abertas em nome de vítimas para resgatar os créditos do Nota Fiscal Paulista. Uso de aplicativos não-oficiais também contribui com o golpe.
Nesta semana a Secretaria da Fazenda do Estado de São Paulo fez um alerta quanto a utilização das chamadas “Contas Digitais”, que São contas-correntes que podem ser abertas pela internet sem que seja necessário a presença do titular. Os golpistas estão usando essa modalidade de conta para resgatar os créditos do programa Nota Fiscal Paulista, eles abrem uma conta para a vítima e solicitam o resgate pela plataforma do NFP.
Só está semana 6 consumidores procuraram a Secretaria da Fazenda do Estado de São Paulo para denunciar as fraudes, em quase todas as denúncias a mesma alegação, elas tiveram o dinheiro dos créditos transferido para uma conta bancária de sua titularidade, porém, desconhecem a abertura da conta.
A Sefaz-SP disse que não reembolsará os clientes que foram vítimas da fraude. De acordo com o órgão o consumidor deve buscar indenização junto ao banco cuja conta fraudulenta foi aberta via internet.
APPs não oficiais do Nota Fiscal Paulista contribuem com o golpe – Outro alerta feito pela Secretaria da Fazenda do Estado de São Paulo é quanto a utilização de aplicativos para celular para verificar o saldo e realizar resgates pelo programa, o NFP por enquanto não possui nenhum aplicativo oficial, ao inserir os dados de login (CPF e senha) o consumidor deixa a conta vulnerável e fica suscetível a esse tipo de golpe.
Por segurança a Secretaria da Fazenda só permite a transferência dos créditos para uma conta-corrente ou poupança de mesma titularidade. Mas não há nada que o Sefaz possa fazer caso os bancos não estejam tomando o devido cuidado na hora de abrir novas contas, principalmente as digitais, que, geralmente, funcionam como uma conta-corrente e permitem depósitos, transferências, pagamentos, saques, etc.
De todos os bancos que iniciaram a abertura de conta via internet o Banco do Brasil é a instituição que não adota nenhum método de segurança, pois ela não pede foto de documento e nem selfie para validar a identidade do solicitante, é possível abrir a conta apenas preenchendo um formulário com dados pessoais básicos, tais como: nome completo, data de nascimento, CPF, endereço e nome da mãe, tal como já alertamos aqui no blog Conta-Corrente.