MEI já pode abrir conta bancária pela internet

Se você é MEI (Micro Empreendedor Individual) deve saber a importância de ter uma conta-corrente exclusiva no nome da sua empresa para evitar problemas com o Fisco, pois a Receita Federal não recomenda a utilização de contas pessoais para pagamentos e recebimentos da empresa. A boa notícia é que já é possível abrir uma conta-corrente pela internet e sem burocracia. Existem duas fintechs que disponibilizam esse tipo de serviço via computador ou por aplicativo: ContaSuper Santander e Agipag do Banco Agiplan.

Internet e tecnologia pode acabar extinguir muitas agências bancárias no país no longo prazo. Movimento já começou!

A ContaSuper do Banco Santander, por exemplo, permite a abertura tanto de contas físicas quanto empresariais, todo o processo é feito através do site (www.contasuper.com.br), lá o empresário pode abrir uma conta jurídica no CNPJ da empresa, tudo isso sem burocracia. A tarifa de manutenção (pacote de serviços) custa a partir de R$9,90 por mês.

Ao abrir uma conta no Santander pelo ContaSuper a empresa terá uma agência e conta no Banco Santander – normalmente a agência é a mais próxima da sede do CNPJ – o que permite que a conta digital seja utilizada para fazer e receber transferências via DOC e TED, depósitos, pagamentos, recarga de celular e de bilhete único, etc.

Uma outra iniciativa recente é a da fintech Agipag, que pertence ao Banco Agiplan, ela permite a abertura de conta (PF ou PJ) pelo celular através de um aplicativo. A grande vantagem dessa conta é que ela é livre de tarifas e não possui tarifa de manutenção.

Da mesma forma que o Conta Super do Santander, no Agipag o correntista terá um número de agência e conta, no qual permite fazer e receber transferências a partir de qualquer banco via DOC ou TED. Outro diferencial do Agipag é que ele permite sacar dinheiro em casas lotéricas, de graça e sem burocracia. Os depósitos em espécie, por sua vez, devem ser feitos por meio de boletos bancários que podem ser pagos em qualquer banco ou casa lotérica, já que a instituição não possui agências em todo o Brasil.

A Conta Digital Intermedium e o Banco do Brasil também pretendem lançar uma conta digital para Pessoa Jurídica em breve. O Intermedium já está em fase de testes com algumas startups de Belo Horizonte e, em breve, deve lançar a plataforma para empresas de todo o Brasil, incluindo MEI (Micro Empreendedor Individual).

Além do Conta Super existe a conta digital AGIPAG do Banco Agiplan que também permite a abertura via internet, inclusive para MEI.

Matérias relacionadas no Conta-Corrente