Como trocar titular de Conta Conjunta

Os bancos permitem a alteração de titulares de conta conjunta mediante a assinatura de um novo contrato de conta conjunta. O procedimento é isento da cobrança de tarifas, mas a instituição pode fazer a análise de crédito do futuro correntista. A troca só pode ser feita caso todos os titulares estejam de acordo, entenda.

A troca de titular de uma conta conjunta pode ser feita mediante a solicitação de todos os co-titulares, entenda.

Os correntistas de conta conjunta podem trocar titular de conta conjunta a qualquer momento, basta pedir a instituição financeira a inclusão ou exclusão de novo correntista. Em bancos digitais que oferecem a modalidade a troca pode ser feita online, já nos bancos tradicionais o procedimento só pode ser feito em uma agência, entenda o porquê.

A troca de titulares de conta conjunta pode ser feita a qualquer momento, desde que haja consentimento entre os titulares. O procedimento é feito eletronicamente em bancos digitais que oferecem a modalidade de conta conjunta; já nos bancos tradicionais os co-titulares precisam comparecer na agência e apresentar vários documentos para realizar o procedimento.

A conta-corrente conjunta proporciona economia aos correntistas, pois em uma única conta é possível ter mais de um titular (divulgação)

Documentos necessários:

  • Documento de identificação de todos os co-titulares;
  • Documento de identificação do novo co-titular;
  • Comprovante de Renda (em alguns bancos é opcional) e de endereço do novo titular;

É necessária a presença de todos os titulares da conta, pois é necessário realizar a autorização do CONTRATO DE CONTA CONJUNTA para a inclusão/exclusão de co-titular. O procedimento é gratuito, mas a solicitação precisa ser analisada pela instituição financeira, visto que o novo titular pode não ser aprovado caso tenha restrições com a instituição ou não passe na análise de crédito.

No caso de exclusão de co-titular é importante solicitar que ele devolva o cartão de débito e eventuais folhas de cheques. Caso não seja possível, peça para que ele assine na agência um termo de inutilização do cartão e de eventuais folhas de cheques, isso evita problemas futuros, tal como a utilização indevida do talão de cheque, por exemplo.

Matérias relacionadas no Conta-Corrente