Conta-corrente inativa – O que fazer?

O mais comum é que contas fiquem inativas por falta de movimentação, mas a pendência também pode estar relacionada ao cadastro do correntista.

A conta bancária pode ganhar o status de inativa por inúmeros motivos, o que pode gerar muitos transtornos para o correntista, visto que a conta-corrente inativa não pode ser movimentada, nem para crédito e nem para débito.

Se não resolvida a pendência pode acarretar no encerramento unilateral, pois a conta fica considerada como inválida no sistema da instituição financeira, o que não gera lucro, visto que nem mesmo a tarifa de manutenção pode ser cobrada neste status de conta.

fechamento de conta com débito

Inatividade de conta pode ser revertida pelo correntista antes que o banco promova o encerramento unilateral por desinteresse comercial.

As principais razões para a inativação de uma conta são:

  • Falta de movimentação – O banco pode inativar uma conta bancária que esteja sem utilização há mais de 180 dias (seis meses). Esse prazo é do Banco Central, as contas sem utilização pois mais de seis meses devem ser inativadas e, futuramente, encerrada automaticamente pelo banco se não houver fundos.
  • Pendência cadastral – Caso o banco encontre alguma pendência no seu cadastro pode “congelar” a conta através da inativação, o que obriga o correntista a resolver a pendência antes de continuar utilizando a conta-corrente.
  • Falta de fundos – Se a conta ficar muito tempo sem receber depósito e/ou transferência, ela pode ganhar o status de inativa devido à insuficiência de fundos para movimentação.

Caso a sua conta esteja inativa, a recomendação é que entre em contato com o banco para resolver a pendência. Na maioria dos bancos é possível reativar a conta ao fazer um depósito ou transferência de qualquer valor para a conta; assim que um novo crédito entra na conta ela passa a ser considerada como ativa pelo banco.

Note que na conta inativa não poderá ser cobrada tarifa de manutenção, visto que a conta inativa não pode ser utilizada e, portanto, não há a necessidade de cobrar por uma cesta de serviços que o cliente não vai conseguir utilizar devido ao status da conta.

Matérias relacionadas no Conta-Corrente