Quando um pagamento de conta ou boleto bancário não é identificado o consumidor deve tomar cuidado para não ser cobrado em duplicidade.
Não há nada mais desagradável do que receber uma cobrança de algo que já pagamentos, mas, infelizmente, isso acontece muito! Caso tenha pagado alguma conta e/ou boleto bancário e mesmo assim esteja sendo cobrado pela empresa, saiba o que fazer nesta matéria. É importante guardar o pagamento pois o risco da cobrança não ter dado baixa junto a empresa é muito grande.
O ideal é guardar os comprovantes por, no mínimo, 1 ano. Assim que receber o comprovante de quitação anual de débitos você já pode jogar fora todos os comprovantes que foram guardados ao longo do ano, pois ele serve como comprovante de todo o período pelo qual foi emitido.
Principais razões para um pagamento não se identificado:
- Erro de digitação no código de barras do Boleto Bancário – Ao pagar um boleto bancário o consumidor precisa ficar atento a digitação do código de barras do boleto, um simples erro pode fazer com que a cobrança não seja identificada ou, pior, vá para pessoa errada. Caso tenha feito um pagamento com erro de digitação é importante comunicar imediatamente o banco e/ou local onde o pagamento foi realizado e o beneficiário da cobrança.
- Boleto adulterado – Infelizmente isso acontece! Vários consumidores estão sendo vítimas do golpe do Boleto Falso, caso tenha recebido uma cobrança por e-mail certifique-se de que ela seja legítima e não tenha sido adulterada por golpistas.
- Pagamento agendado na conta, mas cliente não tinha saldo suficiente na conta – Ao pagar pelo Internet Banking tome cuidado com o agendamento de contas, caso não haja saldo na conta na data do vencimento o pagamento não será efetuado. O mesmo vale para o débito automático.
- Problema interno do destinatário da cobrança – A não identificação do pagamento pode ser um simples problema operacional do destinatário da cobrança. Isso pode ser facilmente resolvido com o envio do comprovante de pagamento para que a cobrança seja localizada.
Dica: se você não gosta de ter que se preocupar com o pagamento de contas, que tal cadastrar suas despesas em débito automático? Fazendo isso as suas contas serão pagas automaticamente com débito em conta-corrente ou poupança na data do vencimento, basta manter saldo suficiente na conta. O débito automático também permite que você tenha todos os comprovantes de pagamento armazenados no Internet Banking de sua conta-corrente e/ou poupança.