Receita Federal adiará pagamento da restituição do imposto de renda

RFB adiará pagamento da primeira parcela do imposto e anuncia que datas dos lotes de restituição sofrerão alterações devido a prorrogação do prazo final do IRPF.

A Receita Federal do Brasil (RFB) anunciou nesta quinta-feira (02), que alterou o prazo de pagamento da primeira parcela, em caso de imposto devido pelo contribuinte, e também informou que alterará as datas dos lotes de restituição do imposto de renda de 2020, ano-base 2019.

Atualização: Fisco voltou atrás e disse que manterá cronograma de pagamentos das restituições, confira matéria atualizada.

IOF

Adiamento do prazo final da declaração de IRPF alterará cronograma de pagamento das restituições de imposto de renda, alerta Receita Federal. Fisco também mudou a data de pagamento da primeira parcela do imposto devido a quem não tem imposto a restituir.

De acordo com a Receita Federal, a mudança nas datas dos pagamentos dos lotes de restituição de imposto de renda se deve a alteração no prazo final do imposto de renda de 2020, que foi prorrogado até 30 de Junho.

Como o contribuinte terá quase dois meses a mais para declarar, o primeiro lote do imposto de renda só deve começar depois do fim do prazo.

FISCO TAMBÉM ALTEROU VENCIMENTO DA COTA ÚNICA E/OU PRIMEIRA PARCELA

Com a mudança no prazo final de entrega da Declaração de Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF), o fisco mudou a data do débito automático da primeira cota, que passa de 10 de Abril de 2020 para o dia 10 de Junho; o último prazo para pagamento, agora, é dia 30 de Junho de 2020.

Para o contribuinte que tem imposto a pagar a recomendação é para que a entrega seja feita dentro do expediente bancária do dia 30 de Junho, para que o contribuinte consiga pagar a DARF no prazo. Já para o contribuinte que possui imposto a restituir a declaração poderá ser enviada sem penalidades até a meia-noite (pelo horário de Brasília) do dia 30 de Junho de 2020.

Confira o trecho sobre a alteração no cronograma de pagamento enviado pela Receita Federal:

Como consequência, a data do débito automático da 1ª cota passa de 10 de abril para o dia 10 de junho e as datas permitidas para o débito automático das demais cotas passam a ser aquelas compreendidas entre 11 de junho (originalmente era 11 de abril) e o último dia do prazo, agora, dia 30 de junho de 2020“.

Nas próximas semanas a Receita Federal divulgará as datas estimadas para pagamentos de todos os lotes de restituição de imposto de renda. Como de praxe, os primeiros lotes são destinados aos idosos e pessoas que possuem doenças graves e que, portanto, possuem preferência no recebimento da restituição de imposto de renda.

Matérias relacionadas no Conta-Corrente