RFB adiará pagamento da primeira parcela do imposto e anuncia que datas dos lotes de restituição sofrerão alterações devido a prorrogação do prazo final do IRPF.
A Receita Federal do Brasil (RFB) anunciou nesta quinta-feira (02), que alterou o prazo de pagamento da primeira parcela, em caso de imposto devido pelo contribuinte, e também informou que alterará as datas dos lotes de restituição do imposto de renda de 2020, ano-base 2019.
Atualização: Fisco voltou atrás e disse que manterá cronograma de pagamentos das restituições, confira matéria atualizada.
De acordo com a Receita Federal, a mudança nas datas dos pagamentos dos lotes de restituição de imposto de renda se deve a alteração no prazo final do imposto de renda de 2020, que foi prorrogado até 30 de Junho.
Como o contribuinte terá quase dois meses a mais para declarar, o primeiro lote do imposto de renda só deve começar depois do fim do prazo.
FISCO TAMBÉM ALTEROU VENCIMENTO DA COTA ÚNICA E/OU PRIMEIRA PARCELA
Com a mudança no prazo final de entrega da Declaração de Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF), o fisco mudou a data do débito automático da primeira cota, que passa de 10 de Abril de 2020 para o dia 10 de Junho; o último prazo para pagamento, agora, é dia 30 de Junho de 2020.
Para o contribuinte que tem imposto a pagar a recomendação é para que a entrega seja feita dentro do expediente bancária do dia 30 de Junho, para que o contribuinte consiga pagar a DARF no prazo. Já para o contribuinte que possui imposto a restituir a declaração poderá ser enviada sem penalidades até a meia-noite (pelo horário de Brasília) do dia 30 de Junho de 2020.
Confira o trecho sobre a alteração no cronograma de pagamento enviado pela Receita Federal:
“Como consequência, a data do débito automático da 1ª cota passa de 10 de abril para o dia 10 de junho e as datas permitidas para o débito automático das demais cotas passam a ser aquelas compreendidas entre 11 de junho (originalmente era 11 de abril) e o último dia do prazo, agora, dia 30 de junho de 2020“.
Nas próximas semanas a Receita Federal divulgará as datas estimadas para pagamentos de todos os lotes de restituição de imposto de renda. Como de praxe, os primeiros lotes são destinados aos idosos e pessoas que possuem doenças graves e que, portanto, possuem preferência no recebimento da restituição de imposto de renda.