Em 2019 as transferências via DOC ou TED poderão ser feitas todos os dias – inclusive finais de semana e feriados – 24 horas.
As transferências via DOC ou TED estão hoje limitadas a funcionar apenas em dias úteis e dentro do horário comercial. A boa notícia é que os bancos brasileiros estão trabalhando em uma tecnologia que permitirá que as transferências interbancárias – operações de um banco a outro – ocorram todos os dias, 24 horas. A expectativa é de que um projeto-piloto seja lançado já em 2019, o que será a primeira aplicação em larga escala da tecnologia Blockchain no Brasil.
O Banco Central pretende definir ainda neste ano um escopo para implementação sistêmica do serviço, o que depende dos bancos concordarem em escolher uma linguagem tecnológica, o que o regulador espera que possa acontecer nos próximos meses. A expectativa do BC é de que o serviço comece a funcionar já em 2019.
- DOC – As transferências via Documento de Ordem de Crédito (DOC) vêm caindo devido ao fim do valor mínimo para TED, cujo valor é compensado no mesmo dia da transferência. A tendência é de que o DOC seja cada vez menos utilizado pelos brasileiros para fazer transferências interbancárias.
- TED – A Transferência Eletrônica Disponível (TED) tem a vantagem de ser efetivada no mesmo dia útil – geralmente o valor já conta na conta do destinatário em poucos minutos após o envio da transferência – o único problema da TED é que esse tipo de transferência só pode ser feito em dias úteis dentro do horário comercial dos bancos.
Com o uso da tecnologia da blockchain os bancos conseguirão eliminar o intermediário (sistema de compensação da Febraban) o que vai permitir transferências instantâneas incluindo finais de semana e feriados, independente do horário.
O Portal Conta-Corrente já noticiou que o Banrisul, Caixa Econômica Federal, Santander e Sicoob já estavam trabalhando em uma nova tecnologia para substituir o DOC e TED, chamada de Sistema Financeiro Digital (SFD), o novo método de transferência permitiria a transferência instantânea independente do dia e horário entre os bancos participantes. Caso as transferências via TED sejam viabilizadas em finais de semana e feriados (24 h), o novo sistema de transferência pode não ser mais necessário.
As transferências via TED realizadas em dias úteis e dentro do horário comercial já são praticamente instantâneas, geralmente o valor demora apenas poucos minutos para cair na conta do destinatário. O uso da tecnologia da Blockchain permitirá a automação das transferências e, consequentemente, transferências mais rápidas.
Espera-se que com o uso da blockchain a tarifa de transferência seja reduzida pelos bancos do país.