Com Pix, boleto bancário pode ganhar compensação instantânea

Pix permitirá que compensação de boleto bancário seja instantânea.

Tal como noticiado pelo Conta-Corrente, o boleto bancário ganhará integração com o Pix do Banco Central muito em breve, visto que as instituições financeiras já encaminharam ao órgão regulador um esboço de como funcionará os boletos com QR Code do Pix, tal novidade deve facilitar muito o dia a dia dos consumidores, pois vai permitir que esse tipo de cobrança tenha compensação instantânea.

Inclusão do Pix no sistema do boleto permitiria que a compensação fosse realizada instantaneamente, mesmo que o pagamento fosse realizado com dinheiro vivo em um banco, casa lotérica ou correspondente bancário.

Como é hoje: Ao pagar um boleto bancário em um banco, casa lotérica ou correspondente bancário o pagamento pode demorar até 3 dias úteis para ser identificado pela instituição financeira. Quem compra algo no e-commerce, por exemplo, precisa esperar esse tempo para que o pedido seja aprovado, só então a loja virtual dá sequência ao envio do produto.

Como será: O novo boleto bancário brasileiro terá um QR Code do Pix, ele permitirá que o consumidor opte por pagar o título da forma tradicional (pelo código de barras ou linha digitável) ou então poderá optar por pagar o título pelo Pix; caso utilize essa segunda opção terá a vantagem de ter o pagamento identificado em, no máximo, 10 segundos.

Então, quem compra no e-commerce por boleto e optar por realizar o pagamento pelo código do Pix terá a vantagem de ter a cobrança aprovada em segundos.

A ideia é que, futuramente, o QR Code do Pix substitua totalmente o código tradicional do boleto bancário; os bancos, casas lotéricas e correspondentes bancárias poderão no futuro realizar a compensação da cobrança pelo sistema instantâneo do Bacen, mesmo que o pagamento seja feito com dinheiro em espécie.

As empresas que vendem pela internet serão as principais beneficiadas pela integração do Pix com o sistema de boletos, visto que grande parte das vendas no e-commerce ainda é realizada através do tradicional boleto bancário.

Enquanto o BC não aprova a integração sugerida pelos bancos, as próprias empresas já estão integrando o Pix em suas contas. Nesta semana, várias concessionárias de energia elétrica já anunciaram que terão o Pix de Cobrança como opção de pagamento nas contas; a operadora Tim Brasil também anunciou que vai permitir o pagamento instantâneo de contas de planos pós-pago e controle pelo aplicativo Meu Tim.

A tendência é que o Pix se torne o meio principal de pagamento no Brasil nos próximos anos, o sistema de pagamento que não aderir ao sistema instantâneo pode acabar se tornando obsoleto.

Matérias relacionadas no Conta-Corrente