Ficará mais fácil recuperar o dinheiro do Pix

Com bloqueio cautelar, ficará mais fácil recuperar dinheiro do Pix em caso de fraude financeira.

No dia 16 de novembro de 2021 entrará em vigor um novo mecanismo de segurança no Pix que, dentre outras, trará mais segurança aos usuários e, ao mesmo tempo, ajudará as instituições financeiras no combate às fraudes financeiras no sistema instantâneo de transferência de dinheiro do Banco Central. O Bloqueio Cautelar do Pix permitirá que as instituições financeiras bloqueiem transferências por até 3 dias (72 horas) em caso de suspeita de fraude.

cuidado com golpe em conta bancária

Para dificultar o uso do Pix em atividades ilícitas, BC libera instituições financeiras de bloquearem transações suspeitas por até 3 dias.

A novidade tornará muito mais fácil recuperar o dinheiro em caso de golpe ou fraude financeira, visto que haverá a possibilidade da transação efetuada estar dentro do bloqueio cautelar, seja no PSP do pagador ou do recebedor.

Ao efetuar o bloqueio cautelar as instituições financeiras terão que informar ambas as partes (pagador e recebedor) que existe uma transação pendente devido ao bloqueio cautelar.

Ao tirar a garantia de instantaneidade do Pix o BC melhora a segurança do sistema, pois permite que as instituições financeiras analisem as operações de forma mais criteriosa.

COMO FUNCIONA O BLOQUEIO CAUTELAR DO PIX

O bloqueio cautelar do Pix, tal como o nome já sugere, é um bloqueio preventivo que não depende de autorização judicial, ele permitirá que os PSPs (Provedores de Serviços de Pagamento) do Pix bloqueiem transferências suspeitas por até 3 dias. Nesse período, o dinheiro da tentativa de transferência fica bloqueado, ou seja, não vai para o recebedor e nem para o pagador.

Durante essas 72 horas a instituição poderá definir se a transação é ou não legítima.

O recurso foi lançado para permitir que as instituições financeiras tenham mais tempo para analisar as transações suspeitas.

Infelizmente, o bloqueio cautelar poderá gerar transtorno para muitos usuários, visto que há o risco emitente de transações legítimas cairem no bloqueio cautelar. O risco de ter que esperar até 72 horas para uma transferência ser concluída pode prejudicar a experiência do Pix como meio de pagamento.

Além do bloqueio cautelar, o BC já implementou uma funcionalidade que permite que os clientes das instituições financeiras definam um limite diário e noturno no Pix. No caso do aumento de limite a conclusão da alteração é feita em até 72 horas, já a redução é imediata, tal ação visa combater crimes como o de sequestro relâmpago, por exemplo.

Matérias relacionadas no Conta-Corrente