Pix atinge marca de 215 milhões de chaves cadastradas

Pix é um sucesso! 215 milhões de chaves já foram cadastradas.

Nesta quarta-feira (14), o Banco Central divulgou que o Pix atingiu a marca de 215 milhões de chaves cadastradas. O número de chaves cadastradas é maior que o número de usuários das transferências instantâneas, isso porque uma mesma pessoa física ou empresa pode ter mais de uma chave de endereçamento cadastrada, inclusive na mesma conta bancária.

Chave Pix na agenda do celular

Banco Central se surpreende com a rápida adoção do Pix; número de chaves cadastradas já quase que supera o número de habitantes no país. Cada pessoa pode ter até 5 chaves cadastradas por conta bancária.

É possível vincular o CPF/CNPJ, e-mail, telefone celular e até uma chave aleatória. No caso das pessoas físicas é possível ter até cinco chaves de endereçamento por conta bancária; já as empresas conseguem cadastrar até 20 chaves por conta bancária.

Caso o consumidor e/ou empresa tenha mais de uma conta bancária, ele pode fazer o cadastrado da chave em todas as instituições, desde que respeitado o limite de 5 chaves PF e 20 chaves PJ em cada conta bancária.

Cabe lembrar que a chave de endereçamento é opcional, ou seja, o brasileiro não é obrigado a ter uma chave Pix para enviar ou receber uma transferência instantânea. Caso o correntista queira pode iniciar ou receber a transferência através dos tradicionais dados bancários que são utilizados em DOC/TED, por exemplo.

A chave de endereçamento do Pix serve apenas para facilitar e agilizar as transferências instantâneas, pois ao digitar a chave o pagador já terá preenchido automaticamente todos os dados para completar a transferência.

PIX GANHARÁ MUITAS NOVIDADES NOS PRÓXIMOS MESES

Para tornar o Pix ainda mais revolucionário, o BC trabalha no lançamento de diversas funcionalidades que enriquecerão as transferências instantâneas. Em breve será lançado o Pix de Cobrança, novidade que deve permitir que o Pix funcione como alternativa ao tradicional boleto bancário, pois o cobrador poderá emitir um QR Code com data de vencimento, juros, multa e eventuais descontos.

Haverá ainda o Pix Garantido, modalidade que funcionará como alternativa ao cartão de crédito, através dele o consumidor conseguirá realizar pagamentos parcelados.

Do terceiro trimestre de 2021 em diante o BC programa ainda o lançamento do Pix Saque, funcionalidade que permitirá saques e depósitos através de estabelecimentos comerciais; haverá ainda o Pix Internacional, novidade que permitirá que os brasileiros transfiram e recebam dinheiro internacionalmente de forma instantânea.

Matérias relacionadas no Conta-Corrente