Pix Offline: Falta de conexão com a internet no celular do pagador não impedirá pagamentos pelo Pix.
Já pensou fazer um pagamento pelo Pix sem gastar a franquia de dados do seu celular? Pois em breve isso será possível! O BC trabalha no lançamento do QR Code do Pagador, tal novidade vai permitir que o consumidor realize um pagamento em estabelecimentos comerciais mesmo se tiver sem acesso à internet.
Funciona assim, no APP da instituição financeira o consumidor faz uma intenção de pagamento, a partir daí ele gera um QR Code offline, tal código poderá ser “lido” pelo estabelecimento comercial, que transmitirá a informação da autorização para a instituição financeira do pagador.
Na prática, o Pix Offline só muda a forma como a informação é transmitida, em vez da solicitação de pagamento ser enviada pelo pagador ela é feita pelo próprio estabelecimento.
Um detalhe importante é que o QR Code só é gerado offline depois que o consumidor faz a autenticação de segurança através de biometria facial, Touch ID, senha ou outro mecanismo de segurança.
O estabelecimento precisará ter conexão com a internet para que a autorização do consumidor seja transmitida no momento da compra, visto que o QR Code gerado offline precisará ser validado no PSP (Provedor de Serviço de Pagamento) do pagador pelo lojista.
Além do pagamento offline, o BC trabalha na viabilização de parceria com as operadoras para permitir que pagamentos possam ser realizados pelo Pix sem o consumo de dados da franquia do celular.
Embora o consumo de dados de uma transação do Pix seja ínfimo, muitos consumidores brasileiros possuem franquia de dados limitada no pré-pago.
Além do Pix offline no varejo, o Banco Central também trabalha no lançamento de recurso de saque (Pix Saque), alternativa aos boletos (Pix de Cobrança) e meio de pagamento alternativo ao cartão de crédito (Pix Garantido), todos esses recursos tornaram o Pix uma tecnologia ainda mais disruptiva, o que deve ajudar na popularização das transferências instantâneas.