Bancos não terão expediente bancário no dia 11 de Junho

Não haverá expediente bancário no dia 11 de Junho de 2020 em nenhum município do país.

A FebrabanFederação Brasileira dos Bancos – por meio de nota informou ao Portal Conta-Corrente que nenhum banco terá expediente bancário na próxima quinta-feira (11) devido ao feriado de Corpus Christi. Devido a antecipação de feriados decretada por alguns municípios – inclusive a capital paulista, o centro financeiro do país – havia dúvidas com relação ao funcionamento dos bancos.

Calendário

Mais um feriado! Bancos não terão expediente bancário no dia 11 de Junho; medida afeta transferências e pagamentos na data.

De acordo com a Febraban, o não funcionamento dos bancos no dia 11 de Junho de 2020 está previsto na circular 35.690 de 19 de Maio de 2020, no documento a entidade que representa os bancos esclarece que a antecipação de feriados em alguns municípios não pode obrigar o funcionamento dos bancos em outros municípios que optaram por não promover a antecipação de feriados.

Assim, o sistema de transferência interbancária via DOC e TED não deve funcionar no dia 11 de Junho.

São Paulo, por exemplo, antecipou diversos feriados para tentar conter a pandemia. A capital paulista fez até um superferiado, medida que não afetou o funcionamento da Bolsa de Valores e nem dos bancos em outros estados, pois houve um acordo de funcionamento com a prefeitura.

O feriado na capital paulista poderia provocar um “apagão” no setor financeiro na data, visto que o sistema bancário nacional de transferências não funcionaria caso não tivesse acordo com os bancos, órgãos reguladores e as entidades que representam as instituições financeiras em São Paulo.

PIX REVOLUCIONARÁ SISTEMA FINANCEIRO

Hoje o sistema financeiro é bastante dependente do funcionamento das agências bancárias, assim, as transferências e os pagamentos só podem ser realizados em dias úteis e dentro do horário comercial.

A boa notícia é que até o final de 2020 o Banco Central lançará o PIX, um sistema brasileiro de transferências instantâneas, que permitirá transferências interbancárias em qualquer dia e horário, o que deve revolucionar o sistema financeiro nacional.

Além de enviar dinheiro para qualquer pessoa ou estabelecimento em qualquer dia e horário, o novo sistema criará o BR Code, um padrão brasileiro de pagamentos por QR Code que unificará os pagamentos digitais, inclusive nas maquininhas de cartões.

Para quem tem contas a vencer no dia 11 de Junho, o pagamento poderá ser feito até o próximo dia útil (dia 12) sem a cobrança de juros, multa ou qualquer outro encargo por atraso, visto que nem os pagamentos pelo internet banking e mobile banking serão compensados no feriado.

Matérias relacionadas no Conta-Corrente