Como mudar poupança para conta-corrente?

Na maioria dos bancos é possível migrar uma conta poupança para conta-corrente, e vice-versa, sem alterar o número da conta e mantendo o tempo de relacionamento.

A conta poupança tem a vantagem de ser livre de tarifa de manutenção, mas tem uma série de limitações se comparada a conta-corrente. A conta poupança não dá acesso a produtos e serviços financeiros, já a conta-corrente permite que o correntista consegue vários limites de crédito de acordo com o relacionamento (cartão de crédito, cheque especial, empréstimos, financiamentos, etc). Além disso, já é possível ter uma conta-corrente sem tarifa pelo Serviços Essenciais e através das contas digitais.

Nos bancos tradicionais: Caixa Econômica Federal, Banco do Brasil, Itaú, Bradesco, Santander, etc, a migração de poupança para conta-corrente (e vice-versa) só pode ser feita em uma agência.

Em alguns casos não é possível alterar o tipo da conta, o cliente precisa cancelar a conta atual e abrir outra no modelo desejado, mas o tempo de relacionamento não é perdido.

Documentos necessários:

  • Cartão da conta atual;
  • Documento de identificação oficial com foto;
  • CPF;
  • Comprovante de residência (endereço);
  • Comprovante de renda;

A migração de uma modalidade para a outra está sujeita à análise de crédito, podendo ou não ser aprovada pela instituição. Em geral, mudanças de conta-corrente para poupança são sempre aceitas; já a migração de conta poupança para conta-corrente é mais burocrática pois envolve a análise de risco.

Quanto custa? A migração do tipo de conta é feita gratuitamente. Em alguns casos pode ser necessário a realização de um novo depósito inicial, mas isso só é solicitado quanto o banco não consegue migrar o tipo da conta e precisa abrir uma nova conta para encerrar a modalidade anterior.

Importante:

  • A migração pode ser imediata ou demorar até 30 dias para ser efetivada;
  • Não há custo para alteração do tipo da conta;
  • Caso a mudança seja para a modalidade “conta-corrente” o upgrade estará sujeito a análise de crédito;
  • Dependendo do banco o número da agência e conta permanecerá o mesmo;
  • O tempo de conta não é perdido;

Caso sua conta seja de um segmento diferenciado (exemplo: Personnalité, Prime, Premier, etc), a migração só pode ser feita dentro do mês segmento. Em caso de mudança de segmento é preciso solicitar o upgrade/downgrade da conta antes de pedir a migração da modalidade.

Matérias relacionadas no Conta-Corrente