Registrato oferece uma visão geral sobre o uso de seu CPF no sistema financeiro. O sistema apresenta informações desde empréstimos, cartões e conta bancária.
O aplicativo do Banco Itaú está ficando mais completo a cada dia, praticamente todas as transações financeiras já podem ser realizadas sem burocracia pelo app. A última grande novidade do Itaú foi a liberação do Registrato do Banco Central pelo aplicativo, antes tal recurso só estava disponível no internet banking da instituição.
O funcionamento do serviço é bem simples! Pelo app é possível gerar um PIN de quatro dígitos que pode ser utilizado para completar/validar o cadastro no Registrato do Bacen, desde que ele esteja vinculado ao mesmo CPF da conta no qual ele foi gerado.
O Registrato do BC fornece informações sobre empréstimos, financiamentos e outras modalidades de crédito de valor igual ou superior a R$200,00. Há também uma seção onde o consumidor pode consultar a relação de contas bancárias que possui em todas as instituições financeiras reguladas pelo Banco Central do Brasil, o Bacen.
Vale lembrar que desde 2019 o BC já permite o acesso do Registrato pelo celular.
COMO GERAR O CÓDIGO DO REGISTRATO PELO APP DO ITAÚ
É simples! Com o app do Itaú atualizado, acesse a sua conta normalmente, na tela principal clique em SERVIÇOS (botão dos “quadradinhos”), daí é só clicar na última opção REGISTRATO DO BANCO CENTRAL.
Feito isso basta clicar em GERAR PIN para obter um código de três dígitos que poderá ser utilizado para validar o cadastro no BACEN vinculado ao mesmo CPF do titular da conta no qual ele foi emitido.
É importante notar que o PIN gerado deve ser validado no site do BC em até 48 horas, do contrário ele perderá a validade.
No Registrato é possível descobrir como o seu CPF está sendo utilizado no sistema financeiro nacional. É possível consultar a relação completa de contas bancárias que você possui, os empréstimos e até as dívidas de cartões de crédito.
Quando o consumidor solicita um empréstimo, cartão ou qualquer outro produto financeiro, geralmente os bancos pedem autorização ao consumidor para consultar o Registrato que reúne em uma única plataforma o SRC (Sistema de Informações e Relações de Crédito do Banco Central) e o CCS (Cadastro de Clientes do Sistema Financeiro Nacional).