Banco Santander lança transferências instantâneas por QR Code

Santander Way permitirá transferências instantâneas por aproximação e QR Code no Brasil.

Enquanto o Banco Central não lança pagamentos instantâneos no Brasil para substituir as já ultrapassadas transferências via DOC ou TED, o Banco Santander anunciou o lançamento de uma solução de pagamento que promete ser instantânea e que pode inclusive pôr fim às maquininhas. De acordo com comunicado do banco espanhol, o aplicativo Santander Way ganhará ainda está semana recursos de pagamentos e transferências instantâneas.

O aplicativo Way, até então, era exclusivo para o gerenciamento de cartões de crédito e débito da instituição no Brasil. A partir dessa semana, uma atualização liberará pagamentos por aproximação e QR Code; bem como transferências por número de celular, CPF, e-mail ou redes sociais.

Way do Santander

Com o novo WAY do Santander, transferir dinheiro será como enviar uma mensagem. (imagem: reprodução APP Santander Way)

Pontos positivos do novo APP:

  • As transferências serão instantâneas;
  • Será possível pagar por QR Code nas máquinas da GetNet;
  • Para transações P2P (de Pessoa para Pessoa) não haverá nenhum custo para as transferências;
  • Para estabelecimentos que usarem o APP para receber transações com finalidade comercial o custo será menor do que uma venda com cartão (taxa ainda não divulgada);
  • As transferências instantâneas estarão disponíveis todos os dias, 24 horas;
  • Inicialmente, apenas cartões de débito e crédito do Banco Santander serão aceitos, mas, em breve, pode ser que o aplicativo aceite cartões de outras instituições;
  • O cadastro no aplicativo será simplificado, menos burocrático do que abrir uma conta-corrente, por exemplo;

A mudança também ocorrerá nas formas como as transferências são iniciadas, além de pagar por QR Code usando a câmera do celular ou por aproximação nos dispositivos compatíveis com a tecnologia NFC, o Way do Santander também permitirá o envio de dinheiro por CPF, e-mail, redes sociais ou ainda via número do celular.

O pagador não precisará de muitos dados bancários para enviar uma transferência, pois o destinatário recebe uma mensagem com um link para incluir os dados e, dessa forma, receber o valor instantaneamente; o serviço lembra um pouco o C6 Kick do C6 Bank.

O destinatário que, eventualmente, não tiver uma conta no Way poderá baixar o aplicativo e finalizar o cadastro simplificado para receber o valor enviado.

COMO FUNCIONARÁ O WAY PAY

O aplicativo permitirá, inicialmente, que qualquer cliente do Banco Santander utilize o cartão de crédito ou débito da instituição para fazer pagamentos instantâneos entre pessoas e estabelecimentos.

Para o consumidor não haverá nenhum custo para realizar as transferências instantâneas; já para o estabelecimento o custo deverá ser o mesmo de uma venda com cartão, mas com taxa reduzida promocionalmente.

Para quem recebe a principal vantagem é receber o valor na conta na hora!

Após o período de testes com clientes do Santander a tendência é que o WAY seja liberado para não clientes do Santander. Assim, é provável que o aplicativo aceite também cartões de outras instituições, tal como já faz o SafraWallet e o iti.

O anúncio do Way Pay ocorre menos de uma semana após a Cielo anunciar o Cielo Pay.

O recurso de pagamentos e transferências instantâneas estará disponível na última atualização do aplicativo Way, tanto para Android quanto para IOS, prevista para ser disponibilizada em todos os sistemas operacionais até o dia 15 de Setembro de 2019.

Matérias relacionadas no Conta-Corrente