Santander testa caixas eletrônicos com depósitos instantâneos no Brasil

Algumas agências do Banco Santander estão ganhando caixas eletrônicos com depósitos sem envelope.

O Banco Santander Brasil começou a modernizar os terminais de autoatendimento de algumas agências, muitas delas estão ganhando caixas eletrônicos que permitem o depósito de dinheiro sem envelope e com a vantagem de ter o valor creditado na hora.

O caixa eletrônico com depósitos sem envelope foi flagrado por um leitor do site Conta-Corrente em uma agência do Banco Santander na região da Avenida Paulista, em São Paulo/SP.

Novo modelo de ATM do Banco Santander com depósito sem envelope

Novo modelo de caixa eletrônico do Banco Santander possui dispenser com reciclador de cédulas que permite depósitos instantâneos sem a utilização de envelopes (imagem: crédito Felipe Naval para o Conta-Corrente)

Em contato com um funcionário do Banco Santander – que pediu para não ter o nome divulgado – a informação que obtivemos é de que essas novas máquinas ainda estão em fase de testes e fazem parte de um projeto de modernização dos equipamentos. Além de depósito sem envelope, o banco também está testando internamente um recurso que permite saques em caixas eletrônicos utilizando a câmera do celular e um QR Code mostrado na tela do equipamento, o que, segundo nossa fonte, eliminaria a necessidade do cartão físico nas retiradas.

A máquina faz a contagem das cédulas instantaneamente e o valor já fica disponível na conta-corrente do destinatário. A novidade também promove a reciclagem das notas, visto que os valores depositados pelos correntistas acabam ficando disponíveis para saques de outros correntistas, o que reduz a dependência das empresas de transportes de valores.

Nos caixas eletrônicos por envelope a compensação do depósito é feita manualmente por um funcionário do banco, caso o depósito seja feito em um final de semana ou feriado, pode demorar até 3 dias para o valor ser creditado na conta e, consequentemente, fique disponível para utilização.

Nos Estados Unidos as máquinas de depósitos sem envelope e que promovem a reciclagem das cédulas já são populares. No Brasil – além do Banco Santander – o Bradesco, Saque e Pague e, recentemente, o Banco24Horas utilizam equipamentos com a tecnologia.

Ao que tudo indica o Banco Santander pode estar se preparando para aumentar o faturamento através do compartilhamento de seus ATMs, visto que o Banco Central já estuda liberar saques em caixas eletrônicos de qualquer banco, o que pode aumentar as fontes de receitas do banco privado.

Em algumas cidades o Banco Santander já compartilha seus caixas eletrônicos com outras instituições financeiras através da parceria “interligado à rede Banco24Horas“.

A digitalização tem feito com que muitas empresas busquem alterativas para simplificar os saques e depósitos. O Sicoob anunciou recentemente uma solução que vai permitir saques em estabelecimentos comerciais; a Brinks fez o mesmo e anunciou o Brink’s Pay, serviço que promete saques e depósitos no varejo utilizando o celular.

Matérias relacionadas no Conta-Corrente