Mini ATM, a maquininha da Saque e Pague que vai permitir saques em estabelecimentos comerciais.
A rede Saque e Pague anunciou essa semana o lançamento do Mini ATM, um equipamento parecido com uma maquininha de cartão, ele vai permitir que os estabelecimentos comerciais ofereçam saques em espécie direto no caixa.
O novo serviço facilita não apenas o dia a dia dos consumidores que precisam de dinheiro em espécie, mas também a rotina dos comerciantes, pois o empreendedor consegue disponibilizar os valores do caixa aos consumidores, o que pode reduzir a necessidade de ter que ir até o banco ou então de ter que contratar uma empresa de transporte de valores.
O saque nas maquininhas estará disponível para os cartões de todas as instituições financeiras que já são aceitas nos caixas eletrônicos da rede.
Vantagens para os estabelecimentos:
- Eles são remunerados por saque concluído com sucesso;
- Reduz a necessidade de ida ao banco ou ter que contratar empresa de transporte de valores;
- Receba o valor disponibilizado ao consumidor e a remuneração pelo serviço direto na conta bancária do estabelecimento;
- Maquininha Mini ATM fornecida pela rede Saque e Pague;
- Atrai potenciais consumidores para o estabelecimento comercial;
Vale lembrar que o Pix do Banco Central também deve permitir saques em estabelecimentos comerciais, mas tal novidade só deverá estar disponível em 2021.
Disponibilizar os saques por maquininhas em estabelecimentos comerciais é uma forma inteligente de expandir a rede de saques com custo muito menor do que o de instalar um caixa eletrônico que, além de ser um equipamento caro, ainda demanda abastecimento constante por empresas de transporte de valores.
COMO FUNCIONARÁ O MINI ATM SAQUE E PAGUE
Os estabelecimentos comerciais que se tornarem parceiros da rede Saque e Pague receberão uma maquininha semelhante à de cartões, ela será utilizada para registrar as operações. O processo se assemelha a uma venda com cartão na maquininha, ou seja, o consumidor coloca o cartão no equipamento, escolhe o valor da retirada e, por último, valida a operação através da senha, tal como faria caso a retirada fosse feita em um caixa eletrônico.
Com o pedido de retirada autorizado pelo banco, o caixa do estabelecimento dá o dinheiro ao consumidor.
De acordo com a Saque e Pague, inicialmente serão disponibilizados retiradas entre R$20,00 e, no máximo, R$200,00, mas esse valor pode ser ampliado de acordo com o porte dos estabelecimentos.
Para os estabelecimentos as vantagens de aderir ao Mini ATM são várias, além de facilitar a “sangria” (jargão utilizado para se referir ao processo de saída do dinheiro em espécie dos estabelecimentos), também remunerará os comerciantes por retirada concluída.
O serviço funciona de forma semelhante ao lançado pela Brink’s e pelo Sicoob.