Uso do Mobile Banking ultrapassa Internet Banking no Brasil

Brasileiros estão usando mais o celular para realizar transações pela internet.

Uma pesquisa da Febraban (Federação Brasileira dos Bancos) revela um novo perfil dos consumidores: os brasileiros estão preferindo realizar transações bancárias pelo celular ao invés do internet banking pelo computador.

A constatação da Febraban pode estar associada a uma tendência global, no mundo todo as pessoas estão acessando a internet mais pelo celular do que pelo computador, desktop ou notebook; a principal razão é a comodidade que os aplicativos oferecem no dia a dia.

NuConta ganha recurso de recarga de celular

Uso do banco pelo celular dispara no Brasil e acessos já ultrapassam as operações pelo internet banking (via PC), revela pesquisa da Federação Brasileira dos Bancos.

De acordo com o levantamento, de 2017 a 2018 houve uma queda de 7% no número de contas que acessam o banco via navegador do computador. Em contrapartida, o número de brasileiros que acessam serviços bancários pelo celular chegou a 70 milhões em 2018, o que corresponde a um crescimento de 23% se comparado com o mesmo período de 2017.

O curioso é que o uso do internet banking vêm perdendo espaço mesmo na era da digitalização dos bancos.

A popularização dos aplicativos bancários se deve, principalmente, a flexibilização das regras de segurança pelo Banco Central. Em 2016 o órgão passou a permitir a abertura de contas pela internet; na época o Banco Intermedium (hoje Inter) foi o primeiro a disponibilizar a abertura de contas pelo computador; seguido do Banco Original que foi a primeira instituição financeira a liberar a abertura de conta-corrente pelo celular.

Hoje a abertura de contas pelo celular já está bastante popularizada, inclusive entre os bancos tradicionais.

SEGURANÇA DO ACESSO POR APP É MAIOR

Com a digitalização dos bancos, muitas instituições financeiras vêm focando no uso exclusivo de contas por aplicativos. É o caso do Banco Inter que, recentemente, suspendeu algumas transações pelo internet banking, tais como transferências e pagamentos, e passou a tornar a movimentação das contas exclusivas pelo aplicativo.

Há casos de bancos que sequer possuem internet banking, pois toda a movimentação é feita pelo mobile banking, isto é, pelo aplicativo do banco.

Enquanto no computador a empresa tem que se preocupar com a segurança no acesso de diversos sistemas operacionais (Windows, Linux, Mac, etc) e navegadores (Chrome, Firefox, Opera, Safari, Edge, dentre outros), no acesso mobile a segurança é maior pois o sistema é mais fechado.

Ter o banco na palma da mão é, certamente, uma das principais qualidades dos aplicativos. Além disso, há bancos cujos APPs permitem pagamentos por QR Code e até saques sem o uso de cartão em caixas eletrônicos.

Matérias relacionadas no Conta-Corrente