82% dos varejistas pretendem aceitar pagamentos por QR Code

Pagamentos via QR Code têm aceitação de mais de 80% dos varejistas no Brasil.

Os pagamentos por QR Code devem ter uma rápida ascensão no Brasil se depender dos lojistas, é o que revelou uma pesquisa feita pela SBVC (Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo), cerca de 82% dos lojistas entrevistados afirmaram que pretendem aceitar pagamentos via QR Code nos próximos meses.

Dos comerciantes entrevistados que afirmaram que não pretendem aceitar pagamentos via QR Code, 25% alegaram falta de conhecimento sobre a tecnologia; 50% afirmaram que a tecnologia ainda é pouco utilizada; e 25% por achar que a tecnologia é de difícil implementação.

Pagamentos via QR Code no Celular

Pagamentos por QR Code estão disponíveis até mesmo nos smartphones mais simples. Qualquer celular com câmera é compatível com a tecnologia.

PAGAMENTOS PELO CELULAR AUMENTAM O CONSUMO

Uma pesquisa de uma Universidade de Toronto no Canadá revelou que pagamentos por aproximação ou via aplicativos acabam por aumentar o gasto médio dos consumidores nos estabelecimentos. Daí o interesse das principais bandeiras de cartões de crédito – Visa e MasterCard – em substituir todos os cartões tradicionais por plásticos que permitem pagamentos por aproximação (Contactless/NFC).

No Brasil a tecnologia deve ter um forte crescimento no segundo semestre de 2019. As principais máquinas de cartões de crédito: Rede, Cielo, PagSeguro e Mercado Pago já permitem pagamentos via QR Code.

Os bancos têm trocado os cartões tradicionais por versões que permitem pagamentos sem a necessidade de inserir o cartão na maquininha, o chamado Contactless (pagamentos por aproximação).

O maior banco privado do país, o Banco Itaú, começou a testar recentemente o iti, um aplicativo que mistura uma conta-corrente digital com carteira de pagamentos via QR Code. O aplicativo lançado pelo Itaú pode revolucionar o mercado de pagamentos no Brasil, pois promete taxas mais acessíveis aos varejistas e até cashback (dinheiro de volta) para o consumidor em alguns pagamentos.

Além do iti do Itaú, a tecnologia também está presente nos aplicativos do Agibank, Original, Next, Bradesco, PicPay, dentre outros.

A Cielo é líder na implantação desse tipo de tecnologia no Brasil, a credenciadora criou um sistema que permite a aceitação de QR Code de várias contas e aplicativos. Já a Rede, do Itaú, só aceita, por enquanto, pagamentos do iti e, em breve, do Itaú. As máquinas do PagSeguro só são compatíveis com pagamentos via QR Code do PagBank; as máquinas do MercadoPago só aceitam pagamentos da conta do Mercado Livre.

A falta de padronização do QR Code é o principal empecilho para a popularização desse tipo de pagamento no Brasil, algo que deve mudar com o interesse do Banco Central e dos bancos em padronizar os códigos de pagamentos; algo que já ocorre na China, por exemplo, onde esse tipo de pagamento já é bastante comum.

Matérias relacionadas no Conta-Corrente