Pix do Banco Central permitirá saque de dinheiro em lojas

Por QR Code, consumidores poderão sacar dinheiro pelo Pix do Banco Central em lojas.

Recentemente, o Banco Central antecipou em um mês a data de lançamento do Pix, que mudou de 03 de Novembro para 05 de Outubro de 2020. O novo sistema brasileiro de pagamentos instantâneos deve revolucionar o mercado brasileiro, pois, além de pagamentos e transferências, o Pix também deve permitir o saque de dinheiro em estabelecimentos comerciais.

Limite pagamento em espécie

Estabelecimentos poderão disponibilizar saques aos consumidores pelo Pix do Banco Central.

O Pix deve popularizar os saques em lojas e estabelecimentos comerciais, o que deve ajudar consumidores e empreendedores. Os consumidores saem ganhando por poder retirar dinheiro em lojas e estabelecimentos comerciais; já os empreendedores contarão com uma forma prática de depositar dinheiro em bancos sem depender tanto das empresas de transportes de valores.

O serviço deve funcionar como alternativa aos caixas eletrônicos e pode aumentar os pontos de retiradas caso o serviço ganhe adesão dos empreendedores. Hoje o consumidor está muito dependente dos caixas eletrônicos dos bancos e da rede Banco24Horas, a ideia é que o usuário possa sacar dinheiro em qualquer estabelecimento comercial.

O processo de retirada será feito por aplicativos através da leitura de um QR Code.

Como o serviço beneficia tanto consumidores quanto os estabelecimentos, a tendência é que os saques pelo Pix sejam mais baratos do que aqueles realizados em caixas eletrônicos; existe ainda a possibilidade que alguns estabelecimentos comerciais ofereçam saques gratuitos para atrair consumidores a utilizar o serviço e, consequentemente, evitar a utilização de uma empresa de transporte de valores para depositar o dinheiro em espécie nos bancos.

A instituição financeira do cliente que faz o saque pagará o estabelecimento instantaneamente via transferência para conta bancária usando o próprio sistema do Banco Central.

ALÍVIO NO NUMERÁRIO DOS ESTABELECIMENTOS

Os lojistas poderão usar o Pix para “digitalizar” nos bancos o dinheiro físico recebido dos clientes, pois poderão disponibilizar o caixa para saque dos consumidores pelo novo sistema de pagamento do Banco Central. A instituição financeira conveniada ao sistema deverá pagar na conta do estabelecimento imediatamente após o valor do saque, o que tende a reduzir o dinheiro físico dos estabelecimentos e, ao mesmo tempo, reduz a demanda pelo serviço de transporte de valores.

É fato que os estabelecimentos comerciais não gostam de manter muito dinheiro em espécie no caixa devido aos riscos de serem assaltados, o Pix poderá funcionar como alternativa para que os estabelecimentos depositem esse dinheiro físico nos bancos usando os próprios consumidores ao disponibilizar as retiradas.

No Brasil já existem empresas que disponibilizam saques em varejistas justamente para reduzir a demanda pelo transporte de valores, dentre elas a Brink’s e o Sicoob.

Matérias relacionadas no Conta-Corrente