Empresas: como enviar e receber pagamentos pelo Pix sem pagar tarifa

PJ tem opção de Pix grátis em algumas instituições.

No dia 16 maio de 2021 o Pix completou seis meses de operação plena. As transferências instantâneas do Banco Central já são um sucesso, prova disso é que já superar juntas as transferências via DOC e TED e, recentemente, ultrapassou o volume de boletos compensados. Um dos principais entraves do Pix é a possibilidade de haver cobrança para PJ, visto que o BC só determinou a gratuidade para as pessoas físicas e os MEIs. A boa notícia é que o Pix pode ser de graça para empresas, tal como explicamos sucintamente nessa matéria.

carteira de pagamento Renner

Para atrair empresas os bancos, fintechs, cooperativas e as instituições financeiras têm aposta na isenção de tarifa do Pix.

O Banco Inter foi uma das principais instituições a anunciar a gratuidade do Pix, as transferências instantâneas são grátis para todas as empresas com conta PJ na instituição, independente do faturamento.

Além do Inter, o Nubank, Banco Original, C6 Bank, Mercado Pago e a Gerencianet também já anunciaram que não cobrarão tarifa dos clientes PJ.

Além dos bancos e fintechs supracitados, recentemente, a Sicredi anunciou o Pix de graça para empresas com conta na cooperativa em cinco estados, são eles: Mato Grosso, Rondônia, Pará, Acre e Amazonas.

Nas instituições financeiras que optaram pela cobrança de tarifa, o custo para o cliente PJ varia bastante, há algumas que cobram uma pequena taxa a partir de R$0,15 por pagamento; e outras que além da taxa por transação ainda cobram um percentual sobre o valor recebido, tal como ocorre com as maquininhas de cartões.

Eis a boa notícia, o empreendedor pode usufruir de pagamentos de graça pelo Pix ao optar por receber via alguma instituição que tenha anunciado a gratuidade.

Com a oferta cada vez maior de Pix PJ de graça em algumas instituições, a tendência é que isso aumente a concorrência e, consequentemente, mais bancos e instituições financeiras também anunciem a gratuidade para os pagamentos instantâneos recebidos com finalidade comercial para quem tem CNPJ.

               

Matérias relacionadas no Conta-Corrente