Pix não caiu na conta – O que fazer?

Transferiu mas não caiu, veja o que fazer caso o dinheiro do Pix não tenha caído.

Caso tenha enviado ou recebido um Pix e, por algum motivo, ele ainda não tenha caído na conta do destinatário, neste artigo explicaremos sucintamente o porquê isso pode acontecer e também o que você deve fazer para recuperar o dinheiro. De acordo com o Banco Central, as transferências via Pix devem cair na conta do destinatário em até 10 segundos, independente do dia e horário que a transferência for disparada.

mecanismo de segurança Pix

Embora a maioria das transferências do Pix sejam concluídas em até 10 segundos, por segurança, poderá haver um delay de até uma hora em caso de suspeita de fraude.

Embora a maioria das transferências caiam em, no máximo, 10 segundos, há casos em que poderá haver o atraso de até 1 hora nas transferências.

Em caso de suspeita de fraude, as instituições financeiras envolvidas na transferência podem reter as transferências por até uma hora, isso acontece para que o departamento de segurança possa fazer uma checagem antes que o valor seja disponibilizado ao destinatário e/ou retornado a conta de origem.

RECOMENDAÇÃO É AGUARDAR ATÉ 1 HORA SE A TRANSFERÊNCIA TIVER SIDO EFETIVADA

Se a transferência via Pix foi concluída com sucesso na conta de origem, mas o valor ainda não caiu na conta do destinatário, a recomendação é aguardar por até uma hora, que é o prazo máximo que a instituição do destinatário pode reter o valor por segurança para checagem do compliance.

Geralmente, a retenção por até sessenta minutos só acontece em transações de valores elevados e que demandem uma camada extra de segurança. O procedimento também pode ser adotado em caso de transferência que fuja do perfil de uso do pagador/recebedor.

Se, eventualmente, passar mais de uma hora e o valor não cair na conta do destinatário, é provável que ele foi devolvido automaticamente para o PSP do pagador, ou seja, foi devolvido para a conta de origem.

Caso o valor não tenha sido devolvido, entre em contato com qualquer uma das instituições financeiras envolvidas na operação para verificar o que aconteceu, bem como o real motivo da devolução.

Provedores de Serviços de Pagamentos (PSP) que são mais burocráticos que outros, então as transferências via Pix acabam demorando mais do que dez segundos, tal como permite o Banco Central. No geral, a retenção de uma transferência poderá ser entre 30 e, no máximo, 60 minutos, dependendo do dia e do horário.

Matérias relacionadas no Conta-Corrente