Abertura de conta jurídica recusada pelo banco – o que fazer?

Ao abrir uma empresa uma das principais dificuldades do empresário é abrir uma conta bancária, como a empresa é nova e, geralmente, não tem faturamento, algumas instituições financeiras são bastante burocráticas e exigem do consumidor um monte de documentos. É comum que as agências recusem a abertura de conta jurídica dependendo do setor de atuação ou da análise de crédito. Neste artigo explicaremos o que fazer caso a abertura de sua conta jurídica tenha sido recusada pelo banco.

Há bancos que não aceitam empresas com atividades consideradas de alto risco – Essa é a notícia ruim, alguns bancos possuem uma política de crédito bastante restritiva e não abrem conta bancária para empresas que possuem atividades consideradas (por eles) de risco. Um exemplo disso são as empresas que trabalham com Bitcoin e pequenas corretoras de câmbio.

Rejeitar abertura de conta

Banco pode rejeitar a abertura de conta-corrente ou poupança por desinteresse comercial.

Banco não é obrigado a ter interesse comercial na sua conta

Infelizmente nenhum banco é obrigado a abrir uma conta-corrente ou poupança se ele não tiver o interesse comercial. Portanto, o banco pode recusar a abertura da conta da sua empresa e, simplesmente, alegar o Desinteresse Comercial.

Infelizmente não há o que fazer quando isso acontece, mas você pode tentar abrir a conta em outra agência (do mesmo banco), pois a recusa pode partir da instituição financeira ou da agência.

Se não der certo não resta outra opção a não ser procurar outro banco. A boa notícia é que no Brasil existem centenas de instituições financeiras que oferecem serviços para Pessoa Jurídica. Já é possível inclusive abrir uma conta empresarial pela internet: Agipag do Banco Agiplan, ContaSuper do Banco Santander e, em breve, Conta Digital Intermedium PRO, são exemplos.

Infelizmente cada banco é livre para decidir quem aceita ou não como cliente. A dificuldade em abrir conta não é exclusiva das empresas do Simples Nacional, ela também é comum para MEI (Micro Empreendedor Individual) e grandes empresas cujo setor de atuação seja considerado de risco.

Matérias relacionadas no Conta-Corrente